A segunda-feira, 22 de setembro, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) protagonizou um momento marcante no processo de doação de órgãos com uma múltipla captação de órgãos, envolvendo dois rins, córnea e fígado. Os órgãos foram encaminhados para diferentes instituições e um único receptor recebeu um rim e o fígado em um transplante duplo. O paciente encontra-se em recuperação e enviou agradecimentos à equipe envolvida.
A enfermeira do Hupe-Uerj, Andressa Araújo, que participou da cirurgia, destacou o impacto do procedimento: “Foi impossível não sentir a grandeza desse ato de amor. Através de cada órgão doado existe uma história que se encerra, mas que escolhe permanecer viva em outras pessoas. É transformar dor em esperança, despedida em continuidade, fim em recomeço. Presenciar de tão perto esse gesto de generosidade nos lembra do quanto a vida é frágil e, ao mesmo tempo, grandiosa. A doação de órgãos é um legado que ultrapassa a existência e se multiplica em novas oportunidades de viver. Mais do que profissional de saúde, fui testemunha do amor ao próximo em sua forma mais sublime”.
Além da captação, as equipes do Hupe-Uerj também atuaram na manutenção do potencial doador. O enfermeiro Luiz Gustavo Torres, integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hupe-Uerj, detalha o processo: “Esse trabalho envolve a detecção dos indivíduos com critérios para o diagnóstico de morte encefálica; o diagnóstico de morte encefálica segundo os critérios da legislação; a notificação da morte encefálica para a Central de Transplantes; a validação e manutenção do potencial doador; o acolhimento familiar para o consentimento da doação; e a devolução do corpo a família doadora de forma condigna sem qualquer forma de mutilação”.
No contexto da campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, destacamos que cada doador pode transformar múltiplas vidas. A decisão de doar começa com o diálogo: converse com sua família e manifeste seu desejo. Esse gesto simples pode fazer toda a diferença para quem aguarda por uma nova chance.
