Uerj celebra seus servidores, e Hupe tem oito agraciados com o Prêmio Anísio Teixeira

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está comemorando seus 75 anos dedicados ao ensino de qualidade, à pesquisa de ponta, ao serviço à comunidade e à produção cultural. E esta terça-feira, 2 de dezembro, foi dia de celebrar servidores com 25, 40 e 50 anos de atuação e, também, agraciar os 20 vencedores da quarta edição do Prêmio Anísio Teixeira, uma premiação que ressalta a ética, criatividade, dedicação e senso coletivo dos servidores técnico-administrativos da Uerj.

Foi um dia para destacar o trabalho de quem constrói a Uerj diariamente. “Se hoje estamos com 35 unidades acadêmicas, dois hospitais e uma policlínica, em nove municípios do estado do Rio de Janeiro, em pontos estratégicos, com aproximadamente 38 mil alunos, atuando com excelência e espírito acolhedor, devemos aos nossos trabalhadores. Eles mantêm nossa Universidade em pé, viva e ativa”, destacou, na abertura do evento, a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva.

O vice-reitor, Bruno Deusdará, e pró-reitores também enfatizaram a dedicação dos servidores técnicos e docentes, os sonhos que foram se materializando ao longo dos anos, os afetos que foram construídos, a perseverança nos desafios e mudanças estruturantes que foram ocorrendo ao longo das décadas na jornada desses trabalhadores em seus 25, 40 ou 50 anos de jornada.

Prêmio Anísio Teixeira

A seguir, foram condecorados os 20 vencedores da quarta edição do Prêmio Anísio Teixeira. A honraria visa reconhecer a contribuição inovadora e proativa dos técnicos para a construção de excelência da Uerj. Foram oito premiados do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). São eles: Amanda Nascimento Lougon dos Santos; Ciléa do Nascimento Silva Ramos; Leni Fagundes de Assis Hirabae; Lidiane Bragança Pinto Monteiro; Paulo Roberto Benchimol Barbosa; Rafael Cordeiro Figueira; Sônia dos Anjos Moutinho; e Thayana Mussalem Santos. O diretor geral do Hupe/Uerj, Rui Figueiredo, parabeniza a todos os indicados, tenham sido vencedores ou não. “São muitas vidas que valem à pena ser vividas, muita resistência, busca por soluções e participação nos desafios e conquistas. Parabéns a todos!”.

Foram celebrados também os servidores que estão completando 25, 40 e 50 anos de trabalho. A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da Uerj, Elizabeth Fernandes de Macedo, frisou a perseverança e capacidade destes em superar percalços internos e externos ao longo dos anos. “Por isso, é fundamental honrarmos os que nos antecederam e o tanto que contribuíram na pesquisa e no conhecimento de ponta”, disse. Portanto, um dia para parabenizar, referenciar, agradecer e reforçar que a Universidade não apenas conta anos, mas, sobretudo celebra histórias de vida.