Prevenção à lesão por pressão inspira campanha de boas práticas

Novembro é o mês de prevenção da lesão por pressão. E é neste período que o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) lançou a Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão, reforçando o compromisso institucional com a segurança e a qualidade do cuidado ao paciente. A iniciativa foi realizada, pela Comissão de Cuidados em Estomaterapia e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), nas unidades de terapia intensiva e enfermarias, nos dias 17, 18 e 19 deste mês.

A atividade se pautou em ações educativas que buscaram trazer a importância da avaliação de riscos, implementação de medidas preventivas e notificação de lesões por pressão. Participaram da atividade equipes de enfermagem, fisioterapia, medicina e demais profissionais.

“Com essa mobilização, o HUPE reafirma sua responsabilidade social e o compromisso com a cultura de segurança, valorizando práticas baseadas em evidências e o trabalho colaborativo entre profissionais” resumiu a coordenadora do NSP Hupe, Luana de Almeida.

ESTOMATERAPIA – Também para marcar o mês, foram realizados nesta segunda-feira, 24, três eventos da Enfermagem reunindo especialistas do Hupe-Uerj e da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest). O Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do Hupe, ficou lotado com os participantes do VI Encontro científico da Comissão de Cuidados em Estomaterapia, o IV Encontro do Grupo de Trabalho de Lesão por Pressão do NSP Hupe-Uerj, e do I Café Carioca Sobest.
Durante o encontro, uma frase circulou entre as apresentações reforçando a importância dos debates a cerca da lesão por pressão: “pnrevenir é sempre o melhor tratamento”.