No dia 25, começávamos a colocar em pauta o tema Longevidade para comemorar os 63 anos do nosso Hupe-Uerj. Este ano, uma das sete plenárias da programação principal foi ancorada na tenda Espaço CULTURA & SAÚDE. Ali foi o palco dos ciclos de conversas, que começou com a RODA: ARTE & LONGEVIDADE.
A Pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, Ana Maria Santiago, mediou o bate-papo iniciado com o poema O TEMPO de Mário Quintana, declamado com emoção pela atriz, produtora e pesquisadora Líbia Bousquet.
A conversa foi ampla sobre os desafios e a superação por meio da arte. Seja em relação à idade ou a qualquer obstáculo. Exemplo dado pela idealizadora do AULÃO DO BEM – BALLET AOS 60+, Lu Fernandez. O projeto dela ganhou dimensão nacional e brilha como exemplo de liberdade a dezenas de mulheres. Entre elas as professoras Cláudia Freitas e Mirian Lobo, que também estavam na roda.
Para quem acha que dificuldades como esquecimento ou falhas de memória só podem atingir aos mais velhos, o ator e produtor Renato Tozo desmistificou destacando que isto é comum em qualquer idade. Ele está a frente do projeto Maturidade, que reúne e produz espetáculos e aulas de teatro. Não apenas para pessoas 50+, como também aposta na inclusão de alunos com necessidades especiais.
A conversa foi maravilhosa e abriu horizontes. Um poder que a ARTE simplesmente exala.
Confira mais no canal do Hupe-Uerj no YouTube a partir do dia 15 de setembro.