Na última quarta-feira, dia 16 de julho, a Unidade Docente Assistencial (UDA) de Cirurgia Torácica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) inaugurou a Enfermaria Professor Ribeiro-Netto. Uma conquista coletiva para um atendimento mais moderno, humanizado e digno para os pacientes, o espaço foi batizado em homenagem ao ex-chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hupe-Uerj, Antonio Ferreira Ribeiro da Silva Netto.
“O professor Ribeiro-Netto atuou como mestre não apenas na Cirurgia Torácica, mas também na Cirurgia Geral, operando e orientando vários pacientes com patologias complexas. Então, o nome escolhido para a nova enfermaria presta justa homenagem a um dos maiores cirurgiões torácicos do Brasil em sua época, reconhecido mundialmente por sua habilidade técnica e humanismo. Ele formou diversas gerações de cirurgiões que hoje atuam em todo o país e deixou contribuições relevantes para a ciência e prática médica”, explica Eduardo Saito, professor titular da Disciplina de Cirurgia Torácica e coordenador de Medicina Cirúrgica do Hupe-Uerj.
O evento contou com a presença do pró-reitor de Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ronaldo Damião; do diretor do Hupe-Uerj, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho; do vice-diretor do Hupe-Uerj, José Luiz Bandeira Duarte; do coordenador de assistência médica do Hupe-Uerj, Sérgio Logar; do chefe da UDA de Cirurgia Torácica, Cláudio Higa; do coordenador da Disciplina de Cirurgia Torácica, Rodolfo Acatauassú Nunes; do chefe da Disciplina de Cirurgia Geral, Marcos Pitombo; da vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Katia Nogueira; do coordenador de Enfermagem do Hupe-Uerj; Rogério Marques; da conselheira e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Maria Ribeiro Santos Mourard.
A celebração reuniu ainda a esposa do professor Ribeiro-Netto, Martha Ribeiro da Silva, sua filha Márcia Ribeiro da Silva, netos e bisneto, além da equipe de staffs, residentes, amigos e chefes e ex-chefes dos serviços de Cirurgia Torácica do Rio de Janeiro, que compartilharam lembranças de momentos marcantes com o cirurgião.
Atendimento moderno e humanizado
Localizada no quarto andar do hospital, a nova enfermaria possui 15 leitos, organizados em setores de 3 a 4 leitos com banheiros privativos. A estrutura segue os padrões mais modernos de conforto e segurança, incluindo: camas elétricas, iluminação natural e artificial eficiente, ar-condicionado central, pintura com cromoterapia, nova rede elétrica e hidráulica, banheiros adaptados para pacientes com mobilidade reduzida, espaço de preparo de medicamentos conforme normas vigentes, setor totalmente informatizado e área de descanso equipada para os profissionais de saúde de plantão.
“Além do conforto, a infraestrutura renovada garante segurança e dignidade para os pacientes e melhores condições de trabalho para toda a equipe multiprofissional, fortalecendo a assistência ao paciente cirúrgico torácico e reafirmando o compromisso do Hupe e da FCM/Uerj com a excelência na saúde”, conclui o coordenador de Medicina Cirúrgica do Hupe-Uerj, Eduardo Saito.
Um mestre incansável
Reconhecido por sua humildade, dedicação ao paciente e disposição em compartilhar conhecimento, o professor Ribeiro-Netto iniciou sua carreira na Uerj como docente da Disciplina de Cirurgia Geral e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do hospital em 1981, cargo que ocupou até seu falecimento, em 1994, aos 65 anos.
“Todos os atuais professores da Disciplina de Cirurgia Torácica da FCM/Hupe/Uerj foram formados por ele, e diversas rotinas e técnicas cirúrgicas que implantou seguem sendo aplicadas até hoje”, ressalta Eduardo Saito.
Foi pioneiro em diversas áreas, sendo um dos primeiros cirurgiões do mundo a realizar esofagectomia e ressecção de primeira costela por videotoracoscopia, tendo realizado o primeiro procedimento por vídeo no Hupe-Uerj em setembro de 1991, antes mesmo de muitos hospitais norte-americanos. Dentre seus feitos, destaca-se ainda a criação da técnica cirúrgica conhecida como “Ribeiro-Netto Procedure” (Bird Cage), utilizada no tratamento de câncer de pulmão invasor da parede torácica, descrita em revistas científicas como o Journal of Cardiothoracic Surgery.

















