HupeCast - Saúde e Espiritualidade com Roberto Esporcatte

A aplicação da espiritualidade na prática clínica foi tema do quarto episódio do “HupeCast – Saúde em Pauta”, promovido pela Coordenadoria de Comunicação Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). O entrevistado foi o médico e professor titular de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Uerj) e coordenador de Serviço de Cardiologia do Hupe, Roberto Esporcatte, que destacou no início: “Que bom que podemos perceber, cada vez mais, essa abordagem no meio universitário e na formação de profissionais de saúde”.

A ciência vem documentando de forma muito clara os benefícios dos diversos sentidos de espiritualidade no que diz respeito aos processos de preservação de saúde e de adoecimento. “Em pessoas que têm uma espiritualidade maior, que sabem, por exemplo, exercitar a gratidão, as suas variáveis de pressão arterial, frequência cardíaca, diabetes, imunidade, são mais favoráveis, reduzindo mortalidade e melhorando qualidade de vida”, disse o médico.

Vale lembrar, a FCM/Uerj implantou, desde 2019, uma disciplina eletiva inovadora: Espiritualidade e Saúde. O professor Roberto Esporcatte é um dos coordenadores desta disciplina. A proposta é ampliar a formação profissional, refletindo sobre as múltiplas nuances conceituais que compõem esta temática. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, odontologistas, além de outras áreas, vêm procurando essa disciplina.

A ideia é entender melhor o conceito de medicina integrativa. A visão de integralidade se refere ao conceito de saúde, não como ausência de doença, mas como completo bem-estar físico, mental, psíquico e espiritual. Os estudantes aprendem, entre outras coisas, a fazer anamneses que vão além da análise de doenças e sintomas, novas visões sobre os mecanismos de saúde, adoecimento e cura, assim como abordagens não medicamentosas convencionais.

Este episódio nos convida a compreender que pessoas mais espiritualizadas, com maior com propósito de vida, vivem com mais qualidade e por mais tempo. Então, vamos lá acompanhar a versão na íntegra nos canais do Hupe no YouTube e no Spotify e saber um pouco mais sobre esse “efeito protetor” nos indivíduos que alimentam alguma forma de espiritualidade.

FICHA TÉCNICA: Produção: Coordenadoria de Comunicação Social, Eventos e Humanização (ComHupe) Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj): 2025 Equipe de produção: Yves Souza, Mateus Maciel, Eduardo Jun Saito, Lúcia Dantas, Felipe Januzzi, Priscila Domingues, Caíque Nunes e Flávia Brandão. Apresentação: Felipe Jannuzzi