Um clima de emoção e afeto tomou o corredor do Ambulatório Central do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) na última segunda-feira (14/07), quando assistentes administrativos, recepcionistas, enfermeiros, médicos, vigilantes, equipe de limpeza e outros diversos colegas de trabalho se reuniram para uma homenagem surpresa à professora Teresinha Yoshiko Maeda que está se aposentando após décadas de dedicação ao hospital.
Teresinha Yoshiko Maeda iniciou sua trajetória no Hupe-Uerj na década de 70, quando fez a residência médica em Pneumologia. Em seguida, tornou-se professora da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Reconhecida pelo cuidado dispensado a pacientes e alunos, ela conquistou o carinho e o respeito de cada um e também dos profissionais com os quais trabalhou ao longo dos últimos anos. Uma dessas pessoas é a assessora técnica na chefia do Serviço de Pacientes Externos do Hupe-Uerj, Debora Fontenelle dos Santos: “Eu tive o privilégio de conhecer a Teresinha Maeda, nossa professora e chefe do ambulatório central nos últimos 12 anos. Nós temos gênios distintos, eu sou mais enérgica e ela sempre mais tranquila. A gente se complementou muito bem. Chefiar um ambulatório numa unidade dessa é algo muito complexo, são mais de mil pessoas por dia”.
“Teresinha foi uma pessoa importantíssima na minha chegada no Hospital Pedro Ernesto, na disciplina de Hematologia e Hemoterapia. Quando eu fui nomeada chefe da hemoterapia do banco de sangue, como todo mundo chama, Teresinha estava nessa ocasião me acolhendo como nunca, porque eu estava chegando num serviço novo, num local novo. Não conhecia ninguém e ela me acolheu de uma forma inesquecível” relembrou a professora Flavia Miranda Bandeira, destacando ainda a amizade que ultrapassou os muros do hospital.
Em um momento repleto de significado e em nome de toda a equipe, o professor titular do Departamento de Cirurgia Geral, Rodolfo Acatauassú Nunes, fez a entrega de uma placa comemorativa à pneumologista Teresinha Maeda. A homenagem foi marcada ainda por discursos emocionados e aplausos calorosos da equipe do Hupe-Uerj, celebrando o legado de quem fez do cuidado e do ensino sua missão diária. Muito emocionada, Teresinha Maeda agradeceu a todos pela homenagem: “Aqui é uma família e onde, de fato, conquistei amigos. Vou levar cada um de vocês no meu coração”.














