O 63º Congresso do Hupe superou o número de submissões de temas livres da edição anterior alcançando 563 propostas. Ou seja, quase 40% a mais do total cadastrado ano passado. Destas submissões, 323 foram dirigidas especificamente à temática central do evento, Longevidade & Saúde, e 240 para a Jornada Acadêmica JAFCM90 anos. A próxima etapa a ser conferida é a divulgação dos trabalhos aprovados após a avaliação técnica e criteriosa da Comissão de Temas Livres composta por profissionais de diferentes áreas. O julgamento irá até o dia 18 de julho e a divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para a última semana deste mesmo mês.
“Os trabalhos já foram distribuídos à Comissão Científica, que será responsável pela primeira etapa de avaliação e pela definição das modalidades de apresentação — oral ou pôster”, explica a Presidente da Comissão de Temas Livres, professora Luciana Rodrigues. Ela adianta que é preciso ter atenção ao edital, pois, a partir da relação dos trabalhos aprovados, os autores devem preparar suas apresentações seguindo as regras dispostas neste documento.
APRESENTAÇÃO ORAL – Os aprovados para apresentação oral terão que se preparar para demonstrar os trabalhos em até sete minutos, em arquivo com formato de slides PowerPoint, utilizando o template oficial do evento disponibilizado AQUI. No site do congresso também está mais informações para ajuste.
PÔSTER – Já os aprovados para a modalidade pôster deverão produzir este material em peça de lona com as medidas de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de altura por 90 cm (noventa centímetros) de largura. O pôster deverá ser confeccionado utilizando o template oficial do evento disponibilizado AQUI. A apresentação do pôster deverá ser realizada em cinco minutos, seguidos de dois minutos de debate com o avaliador, caso seja solicitado. Vale também consultar todas as regras do edital sobre a produção e a apresentação do pôster.
Para Luciana Rodrigues foi uma grande satisfação a primeira etapa do trabalho e . “A edição deste ano bateu recorde de participação, com mais de 300 resumos relacionados à temática central do evento, além de excelente representatividade por área temática”, comemorou a presidente. Ela também adiantou que os trabalhos que conseguirem melhores avaliações serão premiados. “Como forma de reconhecimento à produção científica de qualidade, o congresso premiará os melhores trabalhos por área temática, além de conceder o prêmio de melhor pôster e o tradicional Prêmio Pedro Ernesto”, destacou lembrando que este ano, além das apresentações orais, os três melhores pôsteres também serão condecorados. Vale caprichar na apresentação.
Edital na aba TRABALHO: www.congresso.uerj.br
Agradecemos a todos os participantes pelo engajamento e confiança na construção de mais esta edição do Congresso Científico do HUPE.
