Seminário aborda mitos e verdades sobre vacinas

O que é verdade e o que é mentira quando o assunto é VACINA? Para esclarecer questões fundamentais sobre o tema, recomendações, os benefícios, o que é mito, o que é fake news e consolidar uma reflexão sobre o movimento antivacina, incluindo quanto esse movimento vem prejudicando as ações preventivas, a Pró-reitoria de Saúde da UERJ (PR5/Uerj), promoveu no último dia 3, o seminário temático “Vacinas: Mitos e Verdades”. O evento foi realizado no Auditório 11, no campus Maracanã, e contou com a participação de diferentes professores e profissionais das áreas de Saúde de toda a Universidade, incluindo o o vice-diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), José Luiz Bandeira, que lembrou em sua fala da importância de se vacinar em todas as fases da vida.

Na abertura do seminário, o pró-reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, ressaltou que a vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. “A prevenção na medicina é fundamental. E essa prevenção passa fortemente pela vacinação. Sem ela, poucos atingiriam a longevidade, como vemos muitos hoje chegando, com saúde e qualidade, aos 90, 95 anos de idade”, disse. Vale lembrar, Longevidade & Saúde será o tema do 63° Congresso Científico do Hupe, que ocorrerá em agosto deste ano.

O infectologista do Hupe-Uerj e assessor da PR5, Marcos Junqueira do Lago, classificou o encontro como uma excelente oportunidade do complexo de saúde, e universitário como um todo, fazer um histórico e discutir as perspectivas sobre as imunizações. “Ficamos muito felizes com a participação de todos. É importante lembrar também que o seminário ficou gravado e, assim, há a possibilidade de replicarmos essa mensagem de hoje a todos os campis da Universidade. Agradeço, em especial, o empenho de todos da PR5, que transformaram essa nossa ideia em realidade”, destacou. Um dia para fortalecer a certeza de que as vacinas salvam, sim, muitas vidas, e em todas as idades.

O seminário contou ainda com a participação do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-saude/SGP) da Uerj, e as orientações e atualizações da enfermeira Márcia Mendes, também assessora da PR5/Uerj; e Suzane Esmael, enfermeira e chefe do Serviço de Enfermagem do Des-saude. Todos fortaleceram, por meio de informações validadas, a certeza de que a imunização previne a doença, a incapacidade e a morte por doenças evitáveis através da vacinação.

A TV UERJ fez a transmissão do evento, que pode ser assistido (gravação) através do link: