Bloco leva alegria a pacientes e profissionais do Hupe

Máscaras, adereços, samba e muita alegria deram o tom ao bloco de carnaval realizado na última segunda-feira (19/02), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj). A atividade foi organizada pela equipe do Laboratório de Estudos e Assistência em Fononcologia (Leafon) do Hupe-Uerj com pacientes que foram submetidos a ressecação total da laringe e integram o Coral de Laringectomizados “EU TAMBÉM TENHO VOZ”.

“Esta foi a primeira vez que tivemos um bloco. Nós já fizemos outras iniciativas relacionadas a Carnaval, mas nunca como um bloco. Sempre buscamos fazer alguma atividade lúdica por conta do perfil dos nossos pacientes ligados ao carnaval, uma já tinha sido passista, outro integrante da bateria da Mangueira. Quando fomos conversando com eles e entendendo esse perfil, achamos que tinha tudo a ver com o Rio de Janeiro, com o samba, sendo uma forma da gente conseguir agregar também essa questão social importante para eles”, explica a fonoaudióloga Caroline Peixoto, que coordena o Leafon. Com a participação também da musicoterapeuta Márcia Bucão do Núcleo de Cuidados Paliativos e da Brinquedoteca do Hupe, além de membros da Trupe Lula Lelé e da Banda Som do Amor, o cortejo percorreu a área externa do hospital levando sorriso aos rostos dos pacientes e funcionários.

“A música em si traz diversos benefícios e, através dessa atividade, reunimos a reabilitação, os pacientes se comunicaram de modo alegre com algo que tem significado pra eles, levaram informação sobre seu processo de tratamento fazendo jus ao ditado: Quem canta seus males espanta”, finaliza a fonoaudióloga Ana Cristina Abreu, que comanda o Grupo quinzenalmente.