Uerj realiza cerimônia de transmissão de cargos da reitoria

Em cerimônia emocionante e de união de forças, na manhã da sexta-feira, 19/01, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizou a solenidade de transmissão de cargos da Reitoria para os professores Gulnar Azevedo e Silva e Bruno Deusdará, eleitos para o período 2024-2027. Diversas autoridades, federais e estaduais, estiveram presentes, entre elas a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e a secretária de Estado de Saude-RJ, Claudia Mello, além de diversos parlamentares.

Médica e professora titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Gulnar é a segunda mulher a exercer o cargo de reitora da Uerj, uma das dez melhores universidades do país, que completou 73 anos em dezembro. “Seguiremos em defesa da vida, da educação, em defesa da democracia, em defesa do SUS. Queremos uma universidade que forme cidadãos e cidadãs para a construção de um mundo melhor”, destacou a nova reitora da Uerj.

O evento, aberto ao público, foi realizado no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, e transmitido ao vivo pela TV Uerj. Na abertura, houve uma bonita apresentação do Coral Altivoz da Uerj. E no final da cerimônia uma empolgante apresentação da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Novos pró-reitores e diretores

Na mesma cerimônia, ocorreu também a posse dos cinco pró-reitores e dos demais dirigentes da administração central da Uerj, além dos diretores das unidades de saúde: Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC).

A Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj ficará sob a gestão do professor Ronaldo Damião, ex-diretor do Hupe-Uerj. A PR5 tem ação estratégica no sentido de fortalecer uma interação entre Hupe, PR5 e Complexo de Saúde da Uerj visando o desenvolvimento produtivo em saúde de todo o Complexo.

E o novo diretor-geral do Hupe-Uerj, professor Rui de Teófilo e Figueiredo Filho assume a gestão do hospital universitário buscando mantê-lo nesta jornada de desenvolvimento e avanços tecnológicos potencializados nas últimas gestões. “Continuaremos, na nova gestão, no trabalho de ouvir e entender o que os nossos usuários esperam e precisam, buscando soluções para que ele seja cada vez mais uma referência em qualidade e segurança, cada vez mais acessível e democrático à população”, ressaltou, à coordenadoria de comunicação social do hospital, o novo diretor do Hupe-Uerj.