Inaugurações no Hupe aliam tecnologia à humanização

Nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, uma comitiva formada por autoridades do estado do Rio de Janeiro visitou três das mais recentes instalações do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj): o novo espaço do banco de sangue Herbert de Souza, o segundo angiógrafo no Serviço de Hemodinâmica e o novo ambiente da quimioterapia e Medicina Nuclear, no segundo andar do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC). Foi uma manhã para reforçar o perfil do hospital de inovar, democratizar, fortalecer parcerias e humanizar atendimentos e espaços.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto; e de Saúde, Cláudia Maria Braga de Melo; o presidente da Faperj, Jerson Lima, o procurador-geral da Uerj, Jairo Henrique Pereira; o deputado federal Doutor Luizinho; além da presidente eleita da Academia Nacional de Medicina (ANM), Eliete Bouskela; o atual reitor da Uerj, Mário Carneiro; e a reitora eleita para a próxima gestão, Gulnar Azevedo. O grupo foi recebido e direcionado pela Unidade, percorrendo diferentes ambientes, pelo diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião, e pelo coordenador de assistência médica, Rui de Teófilo (eleito novo diretor do Hupe para a gestão 2024-2027). Diversos coordenadores e profissionais do Hupe também estiveram presentes.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).

A primeira parada foi para conhecer o novo espaço do banco de sangue Herbert de Souza. Para receber os presentes, houve uma pequena apresentação do coral da universidade da terceira idade (UNATI-Uerj). O local foi remodelado e ganhou grafites que compõem um ambiente humanizado para receber doadores de todo o estado. Também foram reformados os espaços de coleta, atendimento e os ambientes de pesquisa. No local, a comitiva foi recebida pela responsável técnica Flávia Bandeira e toda a equipe do serviço de Hemoterapia Hupe-Uerj. “Destaco o papel fundamental e o apoio incondicional de nosso diretor, Ronaldo Damião, as muitas parcerias, e a dedicação de nossa equipe da Hemoterapia, sempre guerreira, incansável. E com alegria, agora contamos com infraestrutura nova e humanizada”, destacou Flavia Bandeira.

Após então, a comitiva foi até o Serviço de Hemodinâmica do Hupe para a inauguração do espaço onde ficará o novo angiógrafo, que é o segundo da instituição, fortalecendo o parque tecnológico já disponível na unidade. A expectativa é alcançar um aumento de, no mínimo, 30% do total de atendimentos feitos atualmente, que já vêm batendo a marca de 400 por mês. “Destaco o apoio de nosso líder, o professor Damião, que é uma verdadeira locomotiva. Sua gestão impecável e sua influência nos permitiram chegar aonde chegamos. E é nosso objetivo ampliar nossos serviços na cardiologia intervencionista. Temos hoje 8 leitos, queremos chegar a 30. A medicina é a arte de atuar na vida do paciente. E aqui temos uma porta aberta, sem distinções, à população do estado”, enfatizou Esmeralci Ferreira, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hupe.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).

A terceira visita foi para a vistoria nas obras do espaço da Quimioterapia e Medicina Nuclear do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC). Desde a sua inauguração nos anos 90, o CUCC vinha esperando a abertura do segundo andar do prédio, localizado no campus do Hupe, para sediar o atendimento aos pacientes da quimioterapia da unidade. “Aqui aproveito para lembrar que, neste prédio, temos alicerces para sete andares. É um prédio que foi pensado para sua expansão. Com este desenvolvimento que já estamos obtendo, o Hupe permite tratar o câncer com plenitude. Pessoas não podem morrer sem um diagnóstico. Seguiremos, Uerj e Hupe, ampliando nossos esforços e serviços para atender, cada vez melhor, aos nossos usuários. Temos que dar esse exemplo”, lembrou Rodolfo Acatauassú, coordenador científico do CUCC. O Hupe é hoje uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, consolidando cada vez mais o amplo atendimento aos pacientes oncológicos do estado.

Autoridades destacam os avanços da atual gestão

Antes das visitas, o grupo se reuniu rapidamente no auditório do Centro de Pesquisa Multiusuário (CePeM), no campus do Hupe, para apresentações sobre os ambientes percorridos. Foi um momento em que o diretor do Hupe, Ronaldo Damião, pôde agradecer às autoridades presentes pelas parcerias e o suporte, sobretudo nos momentos mais críticos, em que o hospital mais necessitava de recursos.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).

E as autoridades puderam, também, naquela breve reunião, destacar a capacidade de gestão, a busca por soluções e a capacidade de agregar e somar forças, características de Ronaldo Damião. “Para mim, é uma enorme alegria participar desse projeto vitorioso de reconstrução do Hupe. Agradeço ao professor Ronaldo Damião, inspirador dos projetos, além de toda gratidão por ter entendido que é o hospital mais importante do estado. A partir desse entendimento, o conjunto de decisões é sempre o mais acertado possível. Posso dizer que o Hupe é melhor que 99% da rede privada do estado. Dificilmente teremos uma equipe tão boa, qualificada, em outro local. Mas temos a obrigação de no futuro continuar com esse legado. A Uerj e o Hupe são muito importantes para o estado. Precisamos ouvir as pessoas e seguir para novos avanços”, disse o deputado federal Doutor Luizinho, um fiel parceiro da gestão atual.

A secretária de Estado de Saúde do RJ, Cláudia Melo, também mencionou a liderança do diretor do Hupe como a alavanca para tantos avanços. “Hoje, temos aqui este maravilhoso ambiente de renovação, o que nos dá muito orgulho dos progressos e mudanças pelos quais o hospital passou nos últimos anos. Aprendemos muito com os líderes, e Ronaldo Damião muito nos ensinou. Conseguiu o apoio de seu corpo clínico e administrativo, e as muitas vitórias surgiram. Obrigado a todos vocês por me permitirem vivenciar essa história”, ressaltou.

Já o presidente da Faperj, Jerson Lima, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, além de também parabenizar ao diretor do Hupe e a todos os seus funcionários e colaboradores, lembraram que todos os recursos destinados ao Hupe “são sempre muito bem aproveitados”, possibilitando sempre relevantes desenvolvimentos em ensino, pesquisa e assistência. E o procurador-geral da Uerj, Jairo Henrique Pereira, destacou “a possibilidade de aprendizado e compartilhamento de ideias e experiências” que teve nos últimos anos ao lado do diretor do Hupe, especialmente os anos de pandemia, em que esforços coletivos possibilitaram a superação de crises, e com isso muitas vidas fossem salvas.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).

Ao final, Ronaldo Damião externou sua gratidão pelo apoio de todos e lembrou que o hospital, em certos momentos, até esteve para parar, o que não ocorreu em face das parcerias sólidas com a SES-RJ, SECTI-RJ, Faperj, Reitoria da Uerj e, sobretudo, a dedicação de cada servidor. “Doutor Luizinho, um irmão querido que tenho, Secretarias de Saúde, de Ciência e Tecnologia, Faperj, Universidade, vocês nunca esqueceram de nós. A cada obra de melhoria ao longo dos últimos anos, tivemos recursos dos órgãos de fomento que se uniram à dedicação de cada servidor e colaborador de nossa instituição. Minha eterna gratidão a todos vocês!”, agradeceu Ronaldo Damião.

Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).
Foto: Maurício Bazilio (SES-RJ).