Hupe atinge a expressiva marca de 25 mil procedimentos realizados no Setor de Hemodinâmica

Marca alcançada reflete a expertise, parceria com a SES-RJ, aquisição de novas tecnologias e o trabalho multidisciplinar, que integra diversas áreas do hospital.

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) completou, no início de novembro, 25 mil procedimentos, sendo que 15 mil deles nos últimos quatro anos; período este exatamente após a realização de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), visando investir e ampliar o atendimento ao infarto agudo do miocárdio.

A parceria com a SES-RJ foi criada com a finalidade de expandir a oferta de consultas especializadas e cirurgias cardíacas, do bebê ao adulto, no âmbito do Sistema Estadual de Regulação (SER). A missão é salvar vidas, com cirurgias cardiovasculares, realização de ecocardiografia fetal e angioplastia coronariana. O Setor, que funciona 24 horas e nos sete dias da semana, está realizando de 80 a 100 procedimentos semanais, sendo aproximadamente 20 deles a cada final de semana. São aproximadamente 400 procedimentos ao mês e 90 internações na Unidade Pós-Intervenção (UPOINT). Os pacientes operados no Hupe têm a sua recuperação feita na UPOINT, que conta com oito leitos de urgência. A média de permanência é de três dias e, após isso, eles são encaminhados para cuidados em outros serviços da unidade.

Formação de recursos humanos

Reconhecido como Centro de Treinamento, credenciado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), o Setor tem grande procura nos concursos de residência médica na especialidade, assim possibilitando a formação de uma nova geração de cardiologistas e intervencionistas cada vez mais experientes, através da residência médica e da pós-graduação, nos reforça o cardiologista Esmeralci Ferreira, coordenador do Setor, destacando ainda outros projetos: “Em 2025, ampliaremos o número de vagas para a residência, uma vez que o Setor receberá ainda em 2023, um segundo angiógrafo, o que possibilitará essa expansão. Agradecemos o incentivo e apoio de toda comunidade do Hupe e ao empenho pessoal do diretor-geral, professor Ronaldo Damião, e sua equipe de trabalho, como o vice-diretor, professor José Luiz Bandeira e o coordenador de assistência médica, professor Rui de Teófilo. Nosso reconhecimento também ao ex-secretário estadual de Saúde, o deputado Dr. Luizinho, e à atual secretária, Cláudia Mello”, destaca o coordenador da Hemodinâmica. O Hupe segue firme no propósito de qualificar o hospital para oferecer serviços cada vez melhores para a população do estado do Rio de Janeiro.