Palestra sobre uso de inteligência artificial na detecção do câncer de mama será realizada no dia 10 de novembro

Funcionárias da Uerj e do Hupe que têm entre 50 e 69 anos e participarem do evento poderão realizar o exame de termografia e também a mamografia

O Ambulatório de Mastologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), realizará, no dia 10 de novembro, às 13h, uma palestra sobre um sistema de inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama. A Linda Lifetech, startup fundada em 2017, utiliza um sensor infravermelho que captura a imagem da mama e envia para um servidor na nuvem. A imagem então é comparada com um banco de dados, que conta com mais de 5 milhões de informações, em busca de indícios de lesões cancerígenas. O evento será realizado no Anfiteatro Ney Palmeiro

“É um exame baseado em termografia, é uma evolução de um exame que já existia alguns anos atrás, só que agora com inteligência artificial”, explica o mastologista e chefe do Ambulatório de Mastologia do Serviço da Ginecologia do Hupe-Uerj, Luiz Fernando Amaral. Além de assistir à apresentação do sistema, as funcionárias do hospital e da Uerj que estão na faixa etária entre 50 e 69 anos poderão se inscrever para realizar a termografia em conjunto com a mamografia, que serão realizadas em data posterior.

CÂNCER DE MAMA

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 73.610 casos novos em 2023. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama e o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. A boa notícia é que ele pode ser detectado em fases iniciais, na maior parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e chances de cura.