Fisioterapia debate funcionalidade do paciente oncológico

A fisioterapia na oncologia tem função estratégica. São ações que permitem preservar, manter e restaurar a integridade funcional dos órgãos e sistemas do paciente. Além disso, a fisioterapia também previne alterações patológicas que surgem devido ao tratamento do câncer, o que proporciona melhora significativa na saúde do paciente. É para colocar em pauta questões como estas que pela primeira vez o Congresso Científico do Hupe abrirá espaço para a I Jornada e Simpósio de Fisioterapia do Hupe. A atividade integra a programação e está agendada para o dia 22 de agosto.

A coordenadora de Fisioterapia Hupe-Uerj, Simone Abrantes, destaca o quanto a fisioterapia tem a agregar às reflexões sobre o tema do congresso este ano: Oncologia – Um olhar para o futuro. “O tema é de extrema relevância para nós, fisioterapeutas. Por isso, conseguimos incluir dentro da semana do congresso o primeiro simpósio de fisioterapia oncológica do Hupe; e através desse evento iremos abordar  temas relacionados à assistência fisioterapêutica ao paciente, desde a pré-habilitação, que é a fase que antecede qualquer tratamento, até os cuidados paliativos”, ressaltou.

Por meio dessa perspectiva foi então elaborada uma manhã com muitas discussões e com abordagens de alguns temas específicos de complicações relacionadas à funcionalidade do paciente oncológico. Já na parte da tarde, haverá o curso: Pré-habilitação Fisioterapêutica em Pacientes Oncológicos: a prática baseada em evidências. A atividade está com inscrições abertas pelo site/plataforma do Congresso Científico do Hupe. Mas atenção: as vagas são limitadas. Vale consultar a programação, fazer a inscrição e participar!