Hemodinâmica alcança a marca de 23 mil exames realizados

O Serviço de Hemodinâmica do Hupe tem muito a comemorar em 2023. No final de maio, o setor atingiu a marca de 23 mil procedimentos realizados. Esse número inclui exames de coronariografia, angioplastia coronariana, exames de neurointervenção, radiointervenção, cardiologia pediátrica e congênita. O setor tem ainda a expectativa de iniciar um programa para tratamento transcateter de cardiopatias estruturais.

O Serviço de Hemodinâmica do Hupe funciona 24 horas por dia e 93% dos procedimentos realizados são relacionados à doença coronariana

Outro motivo de celebração é a aquisição de mais um angiógrafo para o setor, o equipamento Azzurion 7 que é o mais moderno no mercado, atualmente. “O objetivo da aquisição é ampliar o atendimento de pacientes eletivos e de urgência que são oriundos do Hupe, das UPAs e Unidades de Emergência. Fazemos parte do Projeto de Saúde Cardiovascular e do Projeto de Atenção ao Infarto Agudo em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), incluindo os pacientes provenientes das Centrais de Regulação de Estado. E aqui vem o reconhecimento maior à toda Direção do Hupe. O professor Ronaldo Damião foi incansável nestes dois anos de luta por essa aquisição”, destaca Esmeralci Ferreira. O novo aparelho tem previsão de chegar ao hospital no final de julho.

Novidades para os próximos meses

Em agosto, a Hemodinâmica do Hupe irá participar do congresso internacional da Sociedade Latino-americana de Cardiologia Intervencionista, com a transmissão ao vivo de dois casos de cardiopatia coronariana complexa. Outra surpresa é o aumento do número de vagas para residência médica em Hemodinâmica, que irá ocorrer em 2024. “Nós dobraremos o número de vagas e passaremos para dois residentes anuais e um no programa de especialidade médica para estrangeiro. Também estamos nos preparando para escrever o Livro de Rotinas do Setor para alinhar com a Certificação do Hupe”, explica o coordenador.

 

Todas essas conquistas e o número expressivo de atendimentos realizados e que está sendo contabilizado desde 2010 são fruto de um esforço coletivo, como explica o coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hupe, Esmeralci Ferreira: “Nada disso seria possível se não fosse o trabalho em equipe. O excepcional senso da equipe de intervencionistas da Cardiologia, Radiologia, Neurocirurgia e Vascular nos permitiram chegar a este número. O suporte dos nossos funcionários administrativos, os nossos tecnólogos sempre presentes e uma equipe de enfermagem excepcional respaldam esse número. O interesse e atuação dos residentes são estímulos para se fazer mais e melhor. Esse trabalho em conjunto da família Hupe nos incentiva a cada dia.”

 

Esmeralci Ferreira atribui a marca de 23 mil procedimentos ao trabalho em equipe: “Nossa palavra-chave é a união”