FEVEREIRO LARANJA alerta para doação de medula na cura da leucemia

Fevereiro é mês de muitas cores! Uma delas é o LARANJA!  Neste período é realizada a campanha de conscientização sobre leucemia e a importância da doação de medula óssea, o FEVEREIRO LARANJA. A leucemia é um tipo câncer que tem origem na medula óssea e pode causar anemia, hemorragias e baixa imunidade. Mas leucemia tem cura e DOAÇÃO é palavra chave no combate à doença.

“A doação de medula óssea é a chance de cura para muitos pacientes. Para ser doador, procure um centro cadastrador; e o Banco de Sangue Herbert de Souza (Hupe-Uerj), aqui em Vaila Isabel, é um centro cadastrador”, ressalta Regina Maciel que é assistente social do banco de sangue . Ela explica ainda que este cadastro é muito simples e fácil.  O doador preenche um formulário e, na ocasião, vai ser coletado uma pequena amostra de sangue (de 5ml a 10 ml) para testes de compatibilidade. A partir daí o seu nome estará incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).  Atualmente  este é o terceiro maior registro do mundo e representa, para os pacientes brasileiros, a maior chance de encontrar um doador.

Para ser um doador  o pré requisito é apenas ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune.  Para saber mais, vale procurar o hemocentro mais próximo, ou vá até o BANCO DE SANGUE HERBERT DE SOUZA, do Hupe-Uerj (Boulevard  28 de setembro, 77 Vila Isabel). “Doe sangue, doe medula, doe esperança para salvar vidas! Participe desta campanha”, ressalta Regina.