Espaço de Saúde do Homem é destaque no primeiro dia da Semana da Saúde Ricardo Boechat

Equipe do Serviço de Urologia do Hupe/Uerj participa do evento que vai oferecer diversos exames gratuitos para a população até o dia 1º de dezembro

Para facilitar o acesso dos homens ao cuidado de sua saúde e aos exames de prevenção, o Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) está participando da 12ª edição da Semana da Saúde Ricardo Boechat, que acontece até o dia 1º de dezembro, no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. A previsão é de que, durante os três dias de evento, 1800 homens sejam examinados pela equipe do Hupe/Uerj, participem das palestras sobre saúde e façam a dosagem de PSA (exame para detecção do câncer de próstata). Os indivíduos que necessitarem de avaliação complementar ou iniciar tratamento serão encaminhados para o Hupe/Uerj.

“Todo homem que tem um histórico de câncer de próstata na família deve se preocupar mais precocemente. A partir dos 45 anos de idade, ele tem que procurar uma unidade de saúde com especialista para que possa ser adequadamente avaliado, fazer o exame da próstata e dosagem de PSA. Já aqueles que não tem história de câncer de próstata na família devem procurar o urologista a partir dos 50 anos”, explica o coordenador do Serviço de Urologia e diretor do Hupe, Ronaldo Damião.

Urologistas, enfermeiras, psicóloga e recepcionistas compõem a equipe do Hupe que está participando da Semana da Saúde e cuidando da população no Espaço de Saúde do Homem

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Muitas vezes, no estágio inicial, quando as chances de curam beiram 90%, ele não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, os sintomas aparecem quando o tumor está em estágio avançado e cresce a ponto de bloquear o trato urinário. Neste caso, o paciente pode apresentar diminuição do jato urinário, gotejamento após a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, retenção urinária, aumento da frequência urinária e incontinência, sintomas estes que podem variar de indivíduo para indivíduo e que também podem ser indício de outras enfermidades.

O tratamento depende do estágio da doença, da idade e das condições clínicas do paciente. “O câncer de próstata é um tumor maligno que pode evoluir com disseminação da doença, mas lentamente. Você pode tratar de diferentes formas, pode ser com cirurgia, radioterapia e, em casos especiais, somente ser acompanhado. Nos casos mais avançados, a hormonioterapia é indicada”, ressalta o urologista, Ronaldo Damião.

O Hupe está apto a realizar todas as formas de tratamento, inclusive as mais modernas como a cirurgia robótica, nos casos em que ela é indicada. “Hoje, o SUS vem incorporando essas práticas mais modernas de cirurgia. O Hospital Pedro Ernesto eu diria que, atualmente, é um dos hospitais universitários mais bem equipados do Brasil. Na verdade, é um hospital hoje com maior produção do Brasil e está na vanguarda da tecnologia em todos os aspectos”, destacou o Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, durante entrevista na Semana da Saúde.

Durante a abertura do evento, o coordenador do Serviço de Urologia do Hupe/Uerj, Ronaldo Damião, participou do Jornal BandNews Rio – 1ª Edição levando informações sobre o câncer de próstata

O Brasil deve registrar 72 mil casos novos de câncer de próstata a cada ano do próximo triênio (2023 a 2025). Esse número alarmante foi divulgado no estudo “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e publicado no final de novembro. E no combate ao câncer de próstata, o diagnóstico precoce é decisivo para o sucesso do tratamento. Por isso, é importante que os homens consultem seu urologista com mais regularidade e mantenham os exames preventivos em dia.

Durante as palestras na Semana da Saúde, os homens aproveitam para esclarecer suas dúvidas e depois seguem para realizar o teste de PSA e a consulta com urologista

12° edição da Semana da Saúde

Organizada pelo Governo do Rio, a Semana da Saúde Ricardo Boechat é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Além das ações voltadas à saúde do homem, serão disponibilizados serviços como mamografia, testes de hepatites B e C, sífilis, HIV, exames de dengue, zika e chikungunya, aferição de pressão e medição de glicose, dentre outros. As pessoas ainda poderão ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio.

São 600 senhas diárias para exames com urologistas e teste de PSA, mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 250 para testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, outros 150 atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e 50 exames de função pulmonar, além de 100 testes alérgicos. Também serão oferecidos 500 testes diários para medir o colesterol e avaliação do ritmo cardíaco. Haverá ainda distribuição de senhas para 500 avaliações de bioimpedância, um exame que avalia a composição corporal.

A 12° edição da Semana da Saúde acontece das 8h às 16h, Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro