Aumento no número de casos de violência contra a mulher gera debate entre profissionais da saúde

No Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, o Hupe irá receber especialistas de diferentes áreas para discutir como os profissionais de saúde devem atuar nestas situações

Um caso de feminicídio a cada dia. Um registro de violência contra mulheres a cada cinco horas no último ano. Quase dois mil casos de violência à mulher em 2021. Estes dados foram registrados pela Rede de Observatórios da Segurança e divulgados no relatório “Elas Vivem: Dados da Violência contra Mulheres”, lançado pela Rede em março de 2022. O aumento do número de casos chamou a atenção não só dos pesquisadores, mas também de quem atua no cuidado direto a este público: os profissionais de saúde. Por isso, o Serviço Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) realizará, no dia 10 de outubro, o evento “Profissionais de Saúde na Atenção à Mulher que Vive Situação de Violência”.

O objetivo do encontro é discutir coletivamente, a partir do olhar de diferentes profissionais de saúde, sobre o fenômeno da violência de gênero e sobre a relevância de construção de uma atenção qualificada no Hospital Universitário Pedro Ernesto para o enfrentamento da violência à mulher, diante do aumento no número de atendimentos das equipes de saúde a casos de violências de gênero.

“Nós verificamos que os profissionais afirmam não saber identificar, abordar e conhecer a rede especializada de atendimento às mulheres que vivem violências, bem como os desdobramentos jurídicos de uma intervenção no âmbito da saúde. Ademais, a violência é reconhecidamente como uma questão de saúde pública e, por tanto, uma demanda para os profissionais de saúde no processo de trabalho coletivo. Cabe ressaltar, ainda, o papel do hospital universitário na formação de profissionais que estejam capacitados para intervir nessas situações”, explica Beatriz Morais, assistente social do Núcleo Perinatal do Hupe e uma das organizadoras do evento.

Para debater o assunto, foram convidadas especialistas de diferentes áreas: Psicologia, Medicina da Família, Enfermagem e Serviço Social. Os interessados em participar do evento que será realizado no Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10 de outubro), das 13h às 17h, no Anfiteatro Ney Palmeiro, devem fazer a inscrição pelo formulário disponível em https://bityli.com/iLjSEzhh

Profissionais de Saúde na Atenção à Mulher que Vive Situação de Violência

Data: 10 de outubro de 2022

Horário: 13h às 17h
Endereço do evento: Auditório Ney Palmeiro – HUPE/UERJ