Funcionários que fazem parte da história do Hupe são homenageados

Emoção, gratidão e muitos reencontros foram tônicas da festiva tarde da segunda-feira, 22/08, no anfiteatro Ney Palmeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj). Direção geral, comunicação social, Cocipe e outros setores do hospital somaram forças e possibilitaram a cerimônia em homenagem aos servidores do hospital que completam, neste ano, 25 e 35 anos de dedicação ao Hupe.

Este evento ganhou um caráter ainda mais especial por ter ficado represado nos dois últimos anos, em face da pandemia. As homenagens de ontem integram programação do Congresso Científico Hupe 2022.

Sinergia Hupe-Uerj

Estiveram reunidos no anfiteatro dezenas de funcionários, com presença de autoridade do hospital e da universidade, assim simbolizando uma sinergia que foi determinante no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Estiveram presentes o reitor da Uerj, professor Mário Carneiro; o diretor geral do Hupe, professor Ronaldo Damião; o vice-diretor, professor José Luiz Bandeira; o coordenador de Assistência Médica, professor Rui de Teófilo e Figueiredo Filho; a coordenadora de Enfermagem, enfermeira Rejane Araújo; e a superintendente da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj, Claudia Rebello de Mello. Mais que um troféu, os servidores receberam reconhecimento e afeto pelos tantos anos de dedicação e comprometimento com a causa maior do hospital: salvar vidas.

Pré-Congresso

E os cursos pré-Congresso Científico Hupe 2022, em seu primeiro dia, também na segunda-feira, tiveram grande procura, com compartilhamento de conhecimento e parcerias importantes, como a da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no oferecimento de conteúdo aos inscritos. O fluxo de cursos e minicursos movimentou anfiteatros do Hupe e do CePeM.

Alguns cursos, tais como Confecção de órtese para membro superior; Novos parâmetros do Hemograma; Fisioterapia na Covid Longa; mini curso de práticas sexuais mais seguras; O manejo de ferramentas para o cuidado de pacientes de alta complexidade, em situações emergenciais extra muros; entre outras importantes e diversificadas temáticas, representaram o pontapé inicial na extensa programação desta edição, criteriosamente preparada pela comissão científica.

Foi um dia de muito êxito. E a programação seguiu com potência na terça-feira, dia 23/08, com destaque para a Conferência Magna que foi ministrada, às 14h, no anfiteatro Ney Palmeiro, pela professora Margareth Dalcolmo (Fiocruz). A professora Margareth Dalcolmo foi uma escolha dos profissionais do Hupe, para que trouxesse seu conhecimento, seu olhar humanizado e compartilhasse suas experiências em epidemias, sobretudo a de Covid-19. A cerimônia abriu oficialmente esta edição do Congresso Científico do Hupe, que transcorre em comemoração ao 60º aniversário de integração da unidade de saúde à universidade. Gerar conhecimento e ofertar uma assistência de qualidade são compromissos de sempre do Hupe, e bem reavivados por estes dias de celebrações e realização de congresso.