Serviço de Ortopedia do Hupe lança livro sobre condutas básicas em ortopedia e traumatologia

A obra estará disponível gratuitamente para download a partir do dia 26 de agosto

Foram dois anos de muito trabalho que resultaram em uma obra que se propõe a auxiliar na formação do médico generalista: o primeiro livro do Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). O lançamento, que ocorrerá durante o Congresso Científico do Hupe, será no dia 26 de agosto, às 10h, no Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do hospital. Depois desta data, o público poderá ter acesso gratuito à obra por meio do site da Editora Universitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ): https://eduerj.com

A ideia para elaboração do livro surgiu a partir da percepção de uma lacuna na literatura ortopédica, como explica Fabrício Bolpato, cirurgião de joelho do Hupe e um dos organizadores do livro: “A ortopedia corresponde a cerca de 30 a 40% dos atendimentos na maioria dos hospitais. E o livro surgiu quando identificamos que havia um vácuo na literatura direcionada ao acadêmico e ao clínico geral. Na verdade, a literatura médica é muito específica para o subespecialista. Então, seria importante que nós tivéssemos um livro que orientasse o clínico lá na ponta, já que muitas vezes eles não têm acesso a um especialista no plantão.”

Parte da série “Rotinas Hospitalares Hupe”, a obra está dividida em dois volumes. O primeiro, “Situações prevalentes na sala de urgência”, aborda as doenças mais comuns com as quais o emergencista se depara, auxiliando a conduta inicial. Já o segundo, “Situações prevalentes no hospital geral”, é dedicada às doenças ortopédicas que se somam às outras especialidades médicas.

Fonte de consulta também a outros profissionais que necessitem, o livro contou com a participação de grandes nomes da ortopedia nacional, não só do Hospital Universitário Pedro Ernesto, mas também de instituições como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, para tornar a leitura ainda mais clara e fluída, teve também a contribuição de médicos de outras especialidades do Hupe, como hematologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia. No total, são 70 autores.