Congresso HUPE - A união da saúde e da tecnologia em prol da sociedade

Após dois anos de muitas angústias, privações e incertezas, vivenciados pela humanidade com a pandemia, o tradicional Congresso Científico do Hupe está de volta, integrando as comemorações pelos 60 anos da instituição como hospital de ensino, pesquisa e assistência. Será realizado de 24 a 26 de agosto, sendo as atividades pré-congresso nos dias 22 e 23 de agosto. A abertura será no Anfiteatro Ney Palmeiro. Esta edição propõe uma reflexão da comunidade de saúde como um todo sobre o impacto das doenças infecciosas em sociedade.

Para conhecermos um pouco sobre o que está sendo cuidadosamente preparado, conversamos com a professora Alexandra Monteiro, vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Uerj) e presidente do Congresso, que nos apresentou o tema e os preparativos, reforçando o valor histórico dessa retomada.

“É nosso papel nos aproximarmos cada vez mais da sociedade e otimizar os processos”, destacou a professora Alexandra Monteiro

Inovação e espaço compartilhado

Emoção talvez seja a palavra-chave. Está de volta o Congresso Científico do Hupe, um momento sempre tão especial.

Alexandra Monteiro (AM) – Sim, uma grande emoção. Tivemos dois anos de muitas perdas, desafios, então precisamos refletir sobre tudo que vivemos, repensar a forma de ensinar as doenças infecciosas, e a forma da saúde se relacionar com a sociedade, não somente na sua responsabilidade assistencial, mas também na sua capacidade de promover a prevenção, o controle, as orientações através da vacina e tantas outras ações que impactam na sociedade em termos de doenças infecciosas.

Esse é o ponto que esse congresso traz de diferente: estar muito próximo da sociedade.

AM – A sociedade está como protagonista no tema e em todas as ações deste congresso, que evidencia nossa responsabilidade social enquanto profissionais e trabalhadores da saúde, docentes e pesquisadores.  Por isso, fizemos questão de planejar um espaço de colaboração para a exposição de pôsteres e que agregue alunos, professores, profissionais, colaboradores, apoiadores e, sobretudo, os participantes no congresso.

Pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 será destaque nas reflexões do Congresso.

AM – A experiência do Hupe-Uerj com a pandemia, incluindo para a Covid Longa, será o tema transversal ao longo de todo o evento. A pandemia provocou a reflexão sobre a necessidade de atualização dos processos de trabalho, de pesquisa e de ensino e aprendizagem. Essa geração teve que aprender a lidar de forma aguda com uma doença nova que mudou o comportamento da sociedade. O congresso trará a luz a esse debate ao longo de toda a jornada clinica do paciente.

Ampliação do olhar

O congresso abordará temas relacionados ao uso de tecnologias e inovação na saúde.

AM – Estamos planejando ter atividades complementares ao tema central incluindo apresentações e, sobretudo, o debate do impacto na saúde de tecnologias como a Inteligência Artificial, a Bioimpressão, a Robótica e a Telessaúde como projeto de lei e direito do cidadão, dentre outros.

Envolvimento de diversas áreas

Quanto à grade geral do programa.

AM – Este site [congresso.hupe.uerj.br] está sendo atualizado com o programa preliminar, envolvendo diversas áreas a atores da saúde. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica estão fortemente empenhadas em preparar um programa de excelência para a nossa comunidade. O congresso acontecerá de quarta à sexta-feira, 24 a 26 de agosto. E nos dias 22 e 23 de agosto, como de costume, acontecerão os cursos de pré-congresso. Todo o detalhamento será amplamente divulgado através deste site e pelas redes sociais do Hupe.

A programação, que vem sendo criteriosamente pensada pela comissão científica, será dinâmica e buscando envolvimento de todas as áreas

União histórica de forças

Este congresso une Hupe, FCM e ALUMNI-FCM.

AM – Sim, temos uma característica a mais: o congresso do Hupe vai acontecer junto à Jornada Acadêmica da FCM, a nossa Faculdade de Medicina que completa 87 anos. A Jornada da FCM estará em sua terceira edição, sendo que este ano teremos a primeira edição presencial, já que nos dois últimos anos ocorreu de forma digital, em face da pandemia.  E teremos também o Simpósio ALUMNI FCM 10 anos [Associação de ex-alunos da FCM], que tem uma trajetória histórica muito importante para o hospital. São três eventos que agregam muita história, sentimento, valor e futuro. É o que esperamos: um futuro com muita qualidade e benefícios para a sociedade.

Os professores Alexandra Monteiro, Fabrício Carrerette e Luciana Rodrigues na primeira reunião geral (em 9 de maio) do Congresso Científico do Hupe 2022 – a programação e a logística do evento foram apresentados e reforçados os objetivos do congresso: atualização, interação e reflexões sobre as perspectivas de desenvolvimento científico em um mundo pós-pandemia.