Hupe-Uerj inova com criação do Ambulatório Ossos Fortes

Pioneiro na rede pública estadual na prevenção de novas fraturas decorrentes da osteoporose, o ambulatório está captando pacientes para análise e tratamento

A multidisciplinaridade como grande aliada no cuidado com a saúde dos ossos

A osteoporose é uma doença que se camufla bem, dificilmente trazendo sintomas claros, se apresentando quase sempre de forma indolor e silenciosa. Mas ela está por trás de um verdadeiro “tsunami de ossos quebrados”, expressão criada pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). Daí o sinal de alerta ligado e a necessidade de, para além do diagnóstico preciso, realizar-se um tratamento adequado para não correr o risco de novas lesões.

O Ambulatório Ossos Fortes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), inaugurado em fevereiro deste ano, foi pensado exatamente com esse princípio – multidisciplinar e preventivo. É um espaço voltado às pessoas com osteoporose que já tiveram alguma fratura, visando, com a união de        diferentes olhares e especialidades, conter uma avalanche de ossos quebrados.

Para dar continuidade ao trabalho realizado, o ambulatório está captando pacientes para análise e agendamento da consulta.  O serviço é gratuito. Os pré-requisitos para atendimento são pacientes acima de 50 anos de idade, de ambos os sexos, que possuem osteoporose e já apresentaram alguma fratura por fragilidade – extremidade proximal do fêmur, extremidade proximal do úmero, extremidade distal do rádio e vértebras.

Trabalho visando que o paciente tenha bons resultados, melhorando a sua qualidade de vida

A coordenadora do Ambulatório Ossos Fortes do Hupe-Uerj, Maria Caroline Alves Coelho Amaral, alerta para os primeiros sinais que inspiram atenção. “A partir do momento que o paciente tem a primeira fratura, as chances de ter uma nova aumentam de duas a três vezes. Nesse contexto, no final do ano passado, cadastramos o hospital em um programa internacional chamado FLS – Fracture Liaison Services. O objetivo dessa inciativa é fazer a captação de pacientes que já tiveram algum tipo de fratura por fragilidade, para atuar na prevenção, e assim diminuir a mortalidade associada à doença”, explica a médica.

Objetivo de desenvolver um olhar social e integral sobre a osteoporose e fraturas

Como obter atendimento

O ambulatório está ligado ao Serviço de Endocrinologia do Hupe e a atuação acontece em parceria com o Serviço de Ortopedia do hospital. Neste primeiro momento, os interessados em ter acesso ao atendimento devem entrar em contato com a equipe do ambulatório pelo número (21) 97731-1920. Após fazer uma inscrição, o caso será analisado para averiguar se preenche os pré-requisitos e, caso se encaixe no perfil, o paciente estará apto para ser atendido.