Um prêmio para Eulália, Plácido e Darci

Funcionários do Hupe são escolhidos pela própria comunidade do hospital para receberem o Prêmio Anísio Teixeira que condecora técnicos administrativos de toda a Uerj

Três profissionais do Hupe estão entre os 13 ganhadores da primeira edição do Prêmio Anísio Teixeira, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP). O objetivo é reconhecer a contribuição dos técnico-administrativos para a construção de toda universidade. Os vencedores desta primeira edição foram divulgados na segunda-feira, 7 de fevereiro.

Eulália e Plácido: prêmio que reconhece a o trabalho e a dedicação

Os agraciados que atuam no Hupe são Eulália Pereira da Silva do Nascimento e Plácido Pascoal Emilio de Teixeira, ambos assistentes administrativos atuando na Coordenadoria de Enfermagem do Hupe e Darci Cassia de Paula, chefe do Serviço Social Hupe. A entrega do prêmio será dia 18 de março, às 15 horas, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã.

OS PREMIADOS

Eulália do Nascimento chegou ao Hupe em 2 de janeiro de 1976. Desde então trabalha na Coordenadoria de Enfermagem. Uma história de 46 anos que traz emoção quando relembra. “Foi uma surpresa muito grande, eu não esperava, fiquei muito feliz. E o melhor de tudo foi sentir que o servidor está sendo valorizado pela Universidade. Agradeço a Deus e à equipe onde atuo que fez campanha por mim e também se dedicam diariamente pela qualidade do serviço”, declarou Eulália.

Plácido Pascoal chegou ao hospital em 1984, e tem o mesmo cargo que sua colega Eulália. Ambos atuam na Coordenadoria de Enfermagem. Em sua trajetória, ele passou por vários setores no hospital. Entre eles: enfermaria de Clínica Médica, Unidade Coronariana e setor de matrícula. Atuou também no campus do Maracanã; inclusive na época em que foi inaugurado o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Des-Saude). Plácido nos diz que ao longo de seus 37 anos de trabalho já recebeu alguns prêmios e homenagens. Mas ele acredita que este (o Prêmio Anísio Teixeira) seja o maior. “Fico muito lisonjeado e agradecido às pessoas que votaram em mim, especialmente às que atuam comigo. O prêmio é de todos nós. Foi inesperado, mas estou extremamente feliz”, resumiu recordando alguns outros momentos marcantes que viveu no Hupe, como o nascimento de seus filhos na maternidade do hospital e um incêndio ocorrido na unidade de saúde, quando os profissionais do Hupe, com união e coordenação, conseguiram mobilizar as pessoas para que todos saíssem em segurança, como ocorreu.

Darci Cassia (à direita) junto à Gilza Mires Gomes, servidora mais antiga do setor: “prêmio é individual, mas na verdade é de todos”

Darci Cassia chegou ao Hupe em 2008. Antes disso, se formou na própria Uerj. Sempre teve como sonho, além de adquirir o conhecimento, compartilhá-lo trabalhando no complexo de saúde da Universidade. O sonho se tornou realidade. Está na chefia do Serviço Social do Hupe desde dezembro de 2016. Darci lembra a importância dos profissionais de Serviço Social no sentido da garantia de direitos da população, e diz que este trabalho se intensificou muito com a pandemia, necessitando de esforços diários, empatia e muitas adaptações às urgências do momento. “Tenho muito orgulho da minha profissão. Aqui no Hupe destaco o compromisso que temos, não somente no acolhimento e na preservação de direitos da população, mas também no cuidado para uma formação profissional com excelência. Estou muito emocionada com o prêmio, que é individual, mas na verdade é de toda equipe”, afirma Darci Cassia, frisando ainda que o reconhecimento é sempre muito importante, pois incentiva a produzir e acolher mais, realizando um serviço cada vez mais qualificado.

Darci Cassia (ao centro) e parte da equipe do Serviço Social do Hupe