Hupe promove mais qualidade de vida para pacientes portadores de obesidade

Profissionais do Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob) veem nas cirurgias uma das possibilidades terapêuticas, mas o objetivo principal é, através da multidisciplinaridade, cuidar com integralidade do paciente, mostrando que é possível perder peso, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e recuperar a qualidade de vida.

Atenção à pessoa com sobrepeso e obesidade já é um serviço de excelência no Hupe-Uerj, e a perspectiva é de fortalecimento para este ano que inicia


Na penúltima quinta-feira de dezembro, dia 23/12/2021, fotos (que seguem nesta matéria) captaram um momento de grande alegria e satisfação. Pacientes e profissionais, juntos, celebrando o êxito da primeira etapa da retomada do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe-Uerj). As duas primeiras cirurgias da retomada, vale lembrar, foram realizadas em 30/09/2021, e desde então 40 cirurgias já foram realizadas, conforme meta desta primeira etapa.

O novo programa é uma ação conjunta entre a Uerj e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), sendo uma reestruturação de um projeto que era realizado em outra instituição de saúde (Hospital Carlos Chagas), e que havia sido suspenso antes da pandemia. No Hupe-Uerj, foram realizadas as atualizações de alguns exames e a reavaliação dos pacientes que já estavam na fila do programa.

Os pacientes terão acompanhamento por dois anos por uma equipe multidisciplinar envolvendo endocrinologia, psiquiatria, clínica, nutrição, fisioterapia, educação física, serviço social e outras especialidades

Os coordenadores do Projeto fazem questão de destacar que a proposta não se restringe a ser apenas um hospital que faz cirurgia bariátrica, e sim atender o paciente portador de obesidade de uma forma integral, com olhar amplo e maior acolhimento. Para tal, uma equipe multidisciplinar cuida destes pacientes, que são então atendidos por todos os profissionais necessários, recebendo as informações e instrumentos para tratar com integralidade a sua doença, podendo assim seguirem bem as suas vidas.

Assim sendo, as cirurgias estão entre as possibilidades terapêuticas, mas é preciso percorrer um caminho até chegar lá, inclusive com perda de peso. Os profissionais destacam ainda que as cirurgias não podem ser consideradas ‘alternativas milagrosas’ e incentivadas indiscriminadamente.


Ampliação do atendimento para 2022

Pacientes atendidos nesta primeira fase da retomada do programa tendo a possibilidade de uma vida com mais informação e qualidade

Este cuidado ao paciente obeso, intitulado Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob), está sendo realizado no prédio do Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM), no Hupe-Uerj. Para 2022, o objetivo é ampliar mais a abrangência do tratamento, possibilitando-o a um número maior de pacientes da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro, que é a porta de entrada dos atendimentos.

Paulo Falcão, Professor do Departamento de Cirurgia da Uerj, especialista em bariátrica, reforça que, com trabalho de equipe dos profissionais do Hupe, o objetivo de atender à população mais carente vem sendo conseguido e que a obesidade é uma doença grave, que, para além de uma cirurgia, precisa de um tratamento mais amplo e um acolhimento maior. “É realmente um momento de grande alegria e satisfação, por constatarmos que conseguimos cumprir as metas que nos propusemos nesta primeira etapa do projeto. Atendemos 44 pacientes no período, e fizemos 40 cirurgias. A ideia é que, para 2022, possamos ampliar ainda mais essa abrangência do tratamento. E aprendemos neste período que em equipe as coisas funcionam com muito mais tranquilidade e segurança”, destacou o profissional.

Profissionais em busca constante da percepção das necessidades e potencialidades, para definir a ampliação dos serviços em 2022, com benefícios diretos à população