Lançados editais para pesquisa contra Covid e estudos de mestrado e doutorado

Editais da Faperj objetivam estimular a excelência de pesquisadores do estado com subsídios à pesquisa de combate ao coronavírus e incentivo à pós-graduação

Boa notícia para os pesquisadores fluminenses foi dada pela Fundação de Apoio à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro  (Faperj) que divulgou dia 22 de julho a segunda edição dos editais Bolsa Nota 10, que inclui o Mestrado Nota 10 e o Doutorado Nota 10.  O programa pretende estimular a excelência na pós-graduação no estado mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados aos alunos de mestrado e doutorado que apresentam destacado desempenho acadêmico. De acordo com as regras, as bolsas contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado (13º ao 24º mês) e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado (25º ao 48º mês). Entre as exigências está a necessidade de que os proponentes sejam alunos de programas stricto sensu com conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

INFRAESTRUTURA CONTRA COVID  – Também está aberto, até o dia 12 de agosto, o prazo para submissão de propostas para outros dois editais da Faperj. O primeiro é o Programa de Apoio à Projetos de Infraestrutura em Doenças Infecciosas e Covid-19, no valor de R$ 9 milhões e 750 mil reais, apoiará projetos de infraestrutura em doenças infecciosas e covid-19. Serão selecionados projetos multiusuários para realização de pesquisas científicas e tecnológicas no campo das doenças infecciosas e que necessitem de instalações de biossegurança nível 3 para realização de experimentos de covid-19 a partir de cultura de células e/ou manipulação de animais infectados.

O segundo é o Programa de Apoio à Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Medicina de Precisão, no valor de R$ 8,5 milhões, apoiará projetos no campo de pesquisa da medicina de precisão. Este edital visa estimular a realização de projetos de pesquisa básica, aplicada e desenvolvimento tecnológico em instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro em consonância com os objetivos do Programa Genomas do Brasil do Ministério da Saúde e o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secti). Os projetos deverão ser nas áreas de ômica em doenças infecciosas e parasitárias, crônico-degenerativas, doenças raras, treinamento de máquina e inteligência artificial no diagnóstico de doenças, biobancos e farmacogenômica e poderão ter duração de 36 meses.

Dr Serginho – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ

CIÊNCIA É INVESTIMENTO  – O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Dr. Serginho,  ressalta a importância do repasse desses recursos. “No meio de uma crise sanitária, a gente começa a observar os resultados obtidos pela ciência para melhorar o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Ciência não é gasto, é investimento. Nós já inauguramos a clínica pós-covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) e agora estamos avançando ainda mais com esses editais”, enfatiza.

Confira a íntegra dos editais abertos:

Edital FAPERJ Nº 19/2021 – Programa de Apoio à Projetos de Infraestrutura em Doenças Infecciosas e Covid-19

Edital FAPERJ Nº 20/2021 – Programa de Apoio à Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Medicina de Precisão

Confira a íntegra do Edital FAPERJ Nº 01/2021 – Programa Bolsa Mestrado Nota 10 – 2021.2

Confira a íntegra do Edital FAPERJ Nº 02/2021 – Programa Bolsa Doutorado Nota 10 – 2021.2