Higienização correta das mãos é fundamental para garantir a segurança do paciente

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, reforça a importância de manter as mãos limpas e higienizadas corretamente para prevenir e controlar infecções, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

De acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, é importante que o trabalhador de saúde lave adequadamente as mãos em cinco momentos: antes de contato com um paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com um paciente; e após contato com as áreas próximas ao paciente.  

Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos tem uma forma correta de ser feita, como ilustrado abaixo. A lavagem completa das mãos deve durar de 40 a 60 segundos, e ser acompanhada de uma quantidade suficiente de água e sabão para cobrir todas as áreas das mãos e punhos. É importante também que sejam retirados adornos como anéis, pulseiras, e relógio já que auxiliam a fixação dos microrganismos na pele e dificultam a limpeza efetiva. Na impossibilidade do uso de água e sabão, a higienização pode ser feita com solução alcoólica.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes. Por isso, é importante lembrar que o cuidado seguro para todos está em suas mãos.