JUNTOS PELA VIDA - Estudantes da Uerj se unem em campanha solidária de doação de sangue

Flávia Bandeira, do Banco de Sangue: “Consciência de coletividade”

Duas semanas e 39 inscrições para doação de sangue pela campanha JUNTOS PELA VIDA. Este é o saldo da iniciativa que une o Banco de Sangue Herbert de Souza e integrantes de todos os Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Atléticas dos cursos de graduação da Uerj. São eles que decidiram arregaçar as mangas em torno de uma palavra chave: Solidariedade. Ao descobrirem que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, um grupo de veteranos encampou  a missão de convocar os calouros e outros estudantes para o ato solidário da doação. A ação registrou 41% de comparecimento de novos doadores neste período. O que comprova o sucesso no objetivo que é estimular este novo hábito entre os discentes.

Diante das restrições impostas pela pandemia, com o ano letivo de forma remota e para evitar aglomerações, foi montado um site para organizar uma lista de doadores

Caio Cler, de Engenharia Química: “Cultura de salvar vidas”

e agendar a doação: https://doity.com.br/juntos-pela-vida. O preenchimento é fácil, basta colocar os dados de identidade e observar os requisitos para ser um doador (veja a seguir). A ideia é ter diariamente até 10 doadores de cada curso de graduação da universidade. A restrição tem como finalidade evitar aglomeração no local. Porém, não limitará a ação, uma vez que a campanha se estenderá até julho.

CULTURA DE SALVAR VIDAS – A campanha foi lançada oficialmente no dia 15 de março. Na opinião de um dos veteranos que participa da organização, Caio Cler dos Santos, aluno do 8º período de Engenharia Química e Presidente do Centro Acadêmico do Instituto de Química,a iniciativa é fundamental por incentivar o próprio hábito de salvar o bem maior de todos que é a vida. “Esta campanha tem a importância de salvar vidas e de podermos criar uma cultura de doação de sangue dentro da comunidade da Uerj; uma cultura de salvar vidas”, disse.

Esta mudança já começou a fazer efeito em quem enxerga o quanto ser um doador impacta na vida do próximo. Foi o caso da estudante de  de Jornalismo, Clara Quintaneira da Atlética de Comunicação e Artes. “Tem gente contando com isso para poder sobreviver”, enfatizou a aluna que faz questão de chamar os colegas para repercutir o ato. Ação também destacada pelo estudante de Administração, Matheus Pinheiro que deixou de lado o nervosismo e o medo de agulha em prol da causa. “Primeira vez eu vim doar. Não dói nada. É dez minutinhos no máximo. E uma bolsa de sangue, você pode salvar até quatro vidas!”, destacou.

UNIFICAR  – Na opinião da assistente social e organizadora da campanha, Regina Rangel, a união gerada por todos na produção da campanha já aponta o sucesso que esta ação pretende alcançar. “A Campanha Juntos pela Vida é fundamental para unificar a comunidade acadêmica, através da organização dos estudantes e em prol da importância da doação de sangue, principalmente neste momento de pandemia”, diz.

Ecoar ações que unem toda a comunidade é um dos maiores ganhos na opinião da professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Flávia Miranda Bandeira, responsável técnica pelo Banco de Sangue. Ela defende que ações como esta também expandem a ideia de solidariedade para outras sensações gratificantes. “Uma campanha assim traz consciência de coletividade e sociedade, provoca a sensação de pertencimento e cidadania, além de mostrar a união de todos pelo bem maior que temos: a vida”, destaca.

A JUNTOS PELA VIDA lançada este ano, chegou inspirada no Projeto Sangue, atividade de extensão da Faculdade de Enfermagem que no início do ano passado, antes da pandemia, plantou a ideia de estimular os calouros à doação de sangue.  A resposta gerou frutos como a campanha que expandiu o que seria um trote solidário para uma conscientização geral do corpo estudantil.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse: https://doity.com.br/juntos-pela-vida.

Veja a seguir os vídeos com depoimento dos novos doadores.