JUNTOS PELA VIDA - Estudantes da Uerj se unem em campanha solidária de doação de sangue

O que alunos de Física têm em comum com os de Medicina?  Existe alguma afinidade entre os calouros de Química e os novatos do curso de Enfermagem?  Alunos da Uerj estão prontos para responder a estas perguntas com uma palavra chave: Solidariedade. Ao descobrirem que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, um grupo de alunos veteranos da Uerj encampou  a missão de convocar os calouros e outros estudantes para um ato solidário da doação de sangue. Desta forma, integrantes de todos os Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Atléticas dos cursos de graduação da universidade se uniram ao Banco de Sangue Herbert de Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), para lançar nesta quinta-feira, dia 11 de março, a campanha JUNTOS PELA VIDA. A iniciativa pretende estimular a doação de sangue entre os discentes de todos os campi da universidade.

CULTURA DE SALVAR VIDAS – A campanha chega este ano inspirada no Projeto Sangue, atividade de extensão da Faculdade de Enfermagem que no início do ano passado, antes da pandemia, plantou a ideia de estimular os calouros à doação de sangue.  A resposta gerou frutos como JUNTOS PELA VIDA que expandiu o que seria um trote solidário para uma conscientização geral do corpo estudantil, como define, por exemplo, um dos veteranos que integra a equipe de organização, CaioCler dos Santos, do 8º período de Engenharia Química e Presidente do Centro Acadêmico do Instituto de Química. “Essa campanha tem a importância de salvar vidas e de podermos criar uma cultura de doação de sangue dentro da comunidade da UERJ; uma cultura de salvar vidas”, enfatiza.

Na opinião da assistente social e organizadora da campanha, Regina Rangel, a união gerada por todos na produção da campanha já aponta o sucesso que esta ação pretende alcançar. “A Campanha Juntos pela Vida é fundamental para unificar a comunidade acadêmica, através da organização dos estudantes e em prol da importância da doação de sangue, principalmente neste momento de pandemia”, diz.

Ecoar ações que unem toda a comunidade é um dos maiores ganhos na opinião da professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Flávia Miranda Bandeira, responsável técnica pelo Banco de Sangue. Ela defende que ações como esta também expandem a ideia de solidariedade para outras sensações gratificantes. “Uma campanha assim traz consciência de coletividade e sociedade, provoca a sensação de pertencimento e cidadania, além de mostrar a união de todos pelo bem maior que temos: a vida”, destaca.

COMO PARTICIPAR – Diante das restrições impostas pela pandemia, com o ano letivo de forma remota e para evitar aglomerações, foi montado um site para organizar uma lista de doadores e agendar a doação. O preenchimento é fácil,basta colocar os dados de identidade e observar os requisitos para ser um doador (veja a seguir). A ideia é ter diariamente até 10 doadores de cada curso de graduação da universidade. A restrição tem como finalidade evitar aglomeração no local. Porém, não limitará a ação, uma vez que a campanha se estenderá até julho. Para obter outras informações acesse: https://doity.com.br/juntos-pela-vida.

Condições básicas para doação de sangue

• Ter entre 16 e 69 anos de idade;
  • Estar em boas condições de saúde/ Não ser portador de doenças cardíacas ou diabetes / Pessoas que contraíram o coronavírus, SOMENTE poderão doar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Evitar a ingestão de álcool nas últimas 12 horas pré-doação;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • Ter dormido bem na noite anterior à doação
  • Estar bem alimentado – Evitar alimentação gordurosa até 4 horas antes da doação;
  • Não estar grávida e/ou amamentando;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.