Na primeira quarta-feira de julho, dia 3, o Grupo de Trabalho (GT)para a criação da graduação em Fisioterapia da Uerj, recebeu na Reitoria da Universidade, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro (Crefito-2), Willen Heil. O objetivo do encontro foi abrir mais uma rodada de conversação sobre a estrutura do novo curso. Desta vez, a pauta girou sob o local onde a faculdade será instalada e a estruturação das ementas junto às diferentes instâncias governamentais.
Para a fisioterapeuta Mônica Cruz, que integra o GT,a participação do Crefito2 fortalece ainda mais o processo de criação no novo curso. “O presidente Willen Heil destacou que se solidariza com a luta árdua que nós fisioterapeutas do Hupe e demais unidades da Uerj, travamos há anos para a abertura da graduação de Fisioterapia. O Hupe a fisio-hupe são fundamentais nesse movimento pela nossa história na assistência , atuação em várias clínicas”, declarou a fisioterapeuta ressaltando que a reitora Gulnar Azevedo e o vice-reitor Bruno Deusdará também estenderam o apoio para que o curso saia efetivamente do papel.
Mônica lembra que há mais de 20 anos a Uerj vem debatendo estabelecer esta graduação. Ao longo dos anos, a Uerj foi uma das primeira universidades a abrir a Residência em Fisioterapia e o campo de atuação destes profissionais foi cada vez mais solidificado. Especialmente após o período pandêmico. “Avançamos bastante. Acredito que temos tudo para ter o primeiro vestibular em 2º semestre de 2025”, diz com esperança.