Eles chegaram

Novos residentes das áreas médica e multiprofissional em saúde são recepcionados em cerimônia especial no campus Maracanã e iniciam temporada 2024.

Pela primeira vez, a Uerj fez uma cerimônia única de recepção às novas turmas de residentes 2024. São 410 profissionais que começaram nesta sexta-feira, dia 1º de março, os programas de Residência Médica e de Residência em Saúde. Eles foram recebidos na parte da manhã no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, e, à tarde, foram apresentados aos serviços no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj). A recepção foi aberta por uma mesa reunindo a Reitora Gulnar Azevedo e Silva, os Pró-Reitores de Saúde, Ronaldo Damião, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Elizabeth Macedo; e os coordenadores das Comissões de Residência Médica (Coreme) e Multiprofissional  da Saúde (Coremu). Também foram apresentados aos novos residentes, o Diretor Geral do Hupe, Rui Teófilo de Figueiredo e Filho, e o Coordenador de Desenvolvimento Acadêmico do Hupe, João José Caramez, além de diretores das unidades acadêmicas relacionadas aos programas de residência da Universidade.

Para o Diretor Geral do Hupe, Rui Teófilo, a opção de fazer a residência na Uerj é o início de uma caminhada promissora na qualificação destes profissionais. “Eles fizeram uma excelente escolha. O hospital hoje é referência em saúde no Estado do Rio de Janeiro. É uma unidade bastante equipada e com um corpo docente altamente qualificado. Ao terminar a residência estarão totalmente preparados para o mercado de trabalho”, destacou.

No Hupe, o setor responsável pelo gerenciamento das atividades de residência é a Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA). O coordenador do setor, João José Caramez, explicou que a cerimônia marcou a unificação, de forma inédita, da recepção das residências da área médica e multiprofissional. “É uma recepção única e ímpar dos residentes da Coreme e da Coremu. O concurso foi um sucesso e a matrícula também. Com certeza, teremos um ano promissor a partir desta atividade tão democrática”, depôs.

SOLO FÉRTIL – O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Pedro Pimenta Spinelli, abriu as boas-vindas destacando que os 250 novos residentes da área médica se dividirão nos 49 programas e somarão forças aos demais residentes, totalizando um corpo de mais de 500 médicos em 58 diferentes áreas. “Essa diversidade não mostra só grandeza, mas a variedade de aprendizado. Temos um corpo docente e clínico sintonizado com o ambiente integrativo e social. A UERJ é solo fértil para aprendizado”, enfatizou Spinelli.

A ideia de fazer uma única cerimônia para todos os programas de residência nasceu de uma sugestão da professora da Faculdade de Serviço Social e coordenadora da Coremu, Deborah Lopes. “O objetivo é mostrar para os residentes que estão chegando a magnitude da UERJ e todas as pessoas envolvidas neste processo. Todos aqui são sujeitos deste sonho que eles (os residentes) estão realizando hoje”, resumiu Deborah. Na Residência Multiprofissional, foram recepcionados 160 profissionais que atuarão, de modo geral, nas áreas de Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Saúde do Idoso.

ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE Ter a chance de estar em um centro de referência nacional em Saúde, como o Hupe e todo o Complexo de Saúde da Universidade abre perspectivas promissoras aos profissionais recém-ingressos na especialização. O Pró-reitor de Saúde, Ronaldo Damião, lembrou que ele próprio é fruto de toda esta formação oferecida pela Uerj, desde a Faculdade até a Residência chegando à direção do Hupe e, agora, à Pró-reitoria de Saúde (PR5). Ele adiantou que o campo de atuação para os residentes é imenso. “Só no Hupe são 100 procedimentos por dia (invasivos e não cirúrgicos), 16 salas do centro cirúrgico, 3.500 atendimentos ambulatoriais em atuação de média e alta complexidade. A Policlínica é o maior posto de saúde aberto no Estado com dezenas de ambulatórios e o Hospital Universitário Hésio Cordeiro, em Cabo Frio, conta com 36 leitos e perspectiva de dobrar o número de leitos ainda este ano”, anunciou.

Multiprofissionalidade foi a palavra-chave nos discursos das autoridades que recepcionaram os novos residentes. A própria Reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo fechou os discursos da cerimônia enfatizando que “Saúde é um trabalho multiprofissional. O que ficou muito evidente, especialmente, na época da Covid. E a Uerj sempre mostra isto”, grifou. A reitora colocou ainda em foco a posição do Hupe como referência em assistência e qualificação profissional. “O Hupe é a unidade de saúde que mais realiza alta complexidade no estado. Inclusive zerando filas em alguns serviços. A formação aqui ajuda a aprimorar a prática de Saúde, especialmente no SUS”, expôs.

A cerimônia contou ainda com uma conferência magna proferida pelo professor da Faculdade de Enfermagem, Ricardo Mattos Russo Rafael, sobre o tema: Interprofissionalidade e gestão do cuidado no SUS – Lições aprendidas na democratização da saúde.