PROINICIAR NO HUPE

Programa da PR-4 abre curso no campus do Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, voltado para alunos e servidores públicos da Uerj.

Pela primeira vez, o Hupe sedia uma das atividades pedagógicas do Proiniciar, que é o Programa de Iniciação Acadêmica da Uerj, ligado à Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4). No Hospital, de forma inédita, a inscrição está aberta a funcionários e estudantes da Universidade. A oportunidade é para o curso “Os direitos da população LGBTQIA+ e a saúde da população negra”. As aulas já têm data agendada: começarão no próximo dia 25 e estarão ancoradas no auditório do Centro de Pesquisas Multiusuário (CePeM), no próprio campus do Hospital, em Vila Isabel, das 14h ás 16h, todas as segundas-feiras até maio. A carga horária do curso é de 20 horas e os encontros prevêm debates, atividades com prática estimulada e muito conteúdo.

“As atividades oferecidas este semestre no Hupe e em Cabo Frio são pilotos e de suma importância porque vão estar facultadas também ao corpo de servidores da Universidade e poderão colaborar para uma formação mais ampliada e atenta”, destaca o coordenador de Integração Acadêmica da PR-4, José Roberto Idafe.

INCLUSÃO É O DESAFIO – O Proiniciar tem o objetivo de ofertar atividades que possam abrir horizontes e estimular a permanência dos estudantes na Uerj, especialmente os oriundos de cotas e programas sociais. Tarefa que na verdade incorpora toda a comunidade acadêmica. “Muito importante reconhecer que Inclusão é um desafio para todos e por isso mesmo implica em mudanças de muitos dos paradigmas que, infelizmente, ainda hoje estruturam algumas de nossas práticas de ensino, de pesquisa, de extensão e o próprio cotidiano na Academia”, define José Roberto.

Em relação à expectativa do curso no Hupe, o coordenador diz que vai além da expansão do público. “É também contribuir não apenas para apoiar a iniciação e a permanência acadêmica mas colaborar para o avanço da qualificação de nossos quadros no sentido de uma Universidade mais plural e mais acolhedora das pessoas em formação, pacientes e de outros saberes ainda tão demandantes de políticas públicas de saúde”, enfatiza.


Inscrições em www.pr4.uerj.br.