Conferência estadual na Uerj reúne diversos temas alinhando ciência à tecnologia

Nesta terça-feira, 02/04, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sediou a 5ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. Realizada no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, possibilitou ao público presente uma manhã e tarde para refletir e atualizar conhecimentos sobre temas atuais e desafiadores, como as tecnologias aplicadas à saúde, meio ambiente, gestão pública, desenvolvimento social e cidades. Houve também o lançamento de dossiê da plataforma Conecta.RJ, trazendo as ações, experiências e conhecimentos gerados por meio desta plataforma. O evento reuniu autoridades e gestores estaduais, representantes da sociedade civil organizada, bem como a comunidade acadêmica.
A conferência estadual, parte da construção da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, foi promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI-RJ), juntamente à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Na parte da tarde houve o TED Talk “Ciência e Tecnologia Aplicada à Saúde: Temas desafiadores”. Foi um conjunto de conversas rápidas reunindo diversos pesquisadores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj).
O professor Luiz Guilherme Kraemer, professor de Endocrinologia e coordenador do Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob) do Hupe-Uerj, ministrou aula sobre obesidade. Lembrou a necessidade de informações, pesquisa e combate ao ambiente obesogênico em nossa sociedade. Falou também sobre protocolos e o uso da tecnologia no avanço da técnica cirúrgica em obesidade.

A seguir, a professora Alexandra Monteiro, coordenadora do Telessaúde/Uerj e Hupe Digital, e vice-presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, ressaltou a tecnologia como um meio para inclusão, para o letramento digital e transformação de processos; levando mais qualidade de vida para a população. Na sequência, a professora Raquel Boy, que coordena o Ambulatório de Genética Médica do Hupe-Uerj, fez sua palestra sobre a Genética, e como ela vem possibilitando hoje novos olhares, caminhos e tratamentos – transformadores e personalizados.

No prosseguimento, o tema abordado foi “Transplante: novas fronteiras da ciência” – com Dr. Alexandre Cauduro, Diretor da Central Estadual de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro, que inclusive fez, em sua explanação, uma referência aos esforços, inovações e desenvolvimentos do Hupe-Uerj na área de transplantes.

Concluindo a Mesa, o pró-reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, apresentou os avanços tecnológicos, científicos e desenvolvimentos em recursos humanos no Hupe-Uerj nos últimos anos. E quais os caminhos para que toda essa alta complexidade e estrutura, hoje construída, continue a chegar, de forma cada vez mais ampla, à população. Suas palavras ressaltaram uma valorização de tudo já conquistado pelo hospital universitário, e quais os caminhos para, em proporções cada vez maiores, o Hupe/Uerj produzir ciência com qualidade.