Hupe-Uerj celebra a marca de 400 cirurgias bariátricas realizadas

Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) comemorou o alcance de 400 cirurgias bariátricas realizadas, desde que esse tipo de procedimento foi retomado no hospital, em setembro de 2021. Para marcar este momento, foi realizada uma cerimônia informal no Centro de Pesquisa Multiusuário (CePeM), no campus do Hupe.

Estiveram presentes à celebração, Ivanise Arouche, assessora da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), representando a secretária Cláudia Mello; o diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião; a diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela; e o coordenador do Programa, Luiz Guilherme Kraemer; entre outras autoridades e profissionais envolvidos com a iniciativa.

O diretor geral do Hupe, Ronaldo Damião, realçou a força do trabalho em equipe e a importância das parcerias como alicerces do projeto. “Seguramente é um serviço-modelo para o Brasil inteiro. Fica aqui expressa minha gratidão à professora Eliete Bouskela, precursora de toda essa caminhada, aos cirurgiões e a todos que fazem parte do serviço. E, de uma forma muito especial, à SES-RJ, pela parceria. E que este projeto possa ter mais sucesso ainda em sua próxima fase, no atendimento aos superobesos”, ressaltou o diretor geral do Hupe.

Parceria Hupe e SES-RJ

O Programa de Cirurgia Bariátrica é oferecido pelo Serviço de Atendimento Integral ao Portador de Obesidade (SAI-Ob) do Hupe-Uerj. Trata-se de uma ação conjunta entre o Hupe-Uerj e a SES-RJ. O objetivo é atender a pacientes com obesidade associada a diversas comorbidades, e que necessitam da alta complexidade para o tratamento. Os pacientes iniciam com um IMC médio (Índice de Massa Corpórea) de 48,8 kg/m2 e atingem, na média, uma perda de excesso de peso (PEP) de 58,4%. Entre o grupo de operados, 32% são de pacientes com superobesidade (IMC entre 50-60) e 6,8% de super-superobesidade (IMC >60). Todos estes foram devidamente preparados para o tratamento cirúrgico da obesidade. “A importância dos números é real e mensurável, porém, ainda mais importantes são as melhoras observadas na qualidade de vida dos pacientes e na remissão de diversas comorbidades que apresentavam”, destacou Luiz Guilherme Kraemer, coordenador do projeto, agradecendo ainda a toda equipe e profissionais envolvidos.

Ivanise Arouche, representante da SES-RJ, afirmou que a Secretaria tem grande satisfação ao ver o avanço que o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hupe-Uerj está tendo. “Parabéns a todos, especialmente ao professor Damião. Acho que não temos nem palavras para agradecer por tudo que ele, com muita competência e compromisso, faz pela população do estado do Rio de Janeiro. Tudo o que a gente imagina, ele encara e avança na realização dos projetos. Este hospital é um grande parceiro da SES-RJ. Os portadores de obesidade e os superobesos, cada vez mais, precisam do trabalho de vocês”, disse a assessora da SES-RJ.

Formação de recursos humanos

Além da assistência, o SAI-Ob cumpre seu papel na pesquisa e na formação de recursos humanos. São dois projetos de extensão relacionados ao serviço: sala de espera em bariátrica e a Liga de obesidade. Alunos em formação, entre graduandos e pós-graduandos, de múltiplas áreas da saúde, interagem no Programa. Foi publicado também um total de 12 artigos científicos em revistas internacionais indexadas relacionados ao tema obesidade e cirurgia bariátrica, e encaminhadas 54 comunicações a congressos onde o SAI-Ob foi agraciado com cinco menções honrosas no tema obesidade. “O SAI-Ob cumpre seu papel na universidade, com assistência de qualidade na alta complexidade, com formação de recursos humanos altamente especializados na área e com inovação e pesquisa”, conclui Luiz Guilherme Kraemer, coordenador do projeto que, para o próximo ano, estará atendendo também pacientes portadores de superobesidade e super-superobesidade.