63º Congresso - Mesa multidisciplinar irá discutir os desafios e prevenção da sarcopenia em pessoas idosas

Você sabia que a perda de força e massa muscular com o envelhecimento não é apenas uma consequência natural da idade, mas uma condição clínica com impactos profundos na saúde e na autonomia dos idosos? A sarcopenia é uma síndrome progressiva caracterizada pela redução da força, quantidade e qualidade muscular, estando diretamente associadas ao aumento do risco de quedas, fraturas, hospitalização, incapacidade e mortalidade.

Trata-se de um problema de saúde pública com importantes repercussões pessoais, sociais e econômicas. E durante o 63º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), um time multidisciplinar de especialistas, composto por médico, nutricionista e educadora física, se reunirá para discutir os principais desafios e estratégias para a prevenção e o manejo da sarcopenia em pessoas idosas, com base nas mais recentes evidências científicas. Estamos falando da mesa “Envelhecimento e Sarcopenia: Integrando Nutrição, Exercício e Saúde”, no dia 28 de agosto, de 8h às 9h30min, no auditório do Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM/Hupe).

A nutricionista Priscila Mansur, que será a moderadora da mesa, explica que também será abordada a obesidade sarcopênica, uma condição de redução da massa corporal magra no contexto de excesso de adiposidade. “A obesidade exacerba a sarcopenia, aumenta a infiltração de gordura no músculo, diminui a função física e aumenta o risco de mortalidade”, ressalta.

Outro destaque será o papel da creatina como no suporte à saúde muscular de pessoas idosas. Seria essa uma estratégia promissora? Serão discutidas evidências recentes sobre sua eficácia e segurança. Portanto, um momento imperdível para compreendermos a sarcopenia, diagnóstico, sintomas, tratamento, prevenção, visando à manutenção da saúde e qualidade de vida.

Na foto, vemos Natália Borges, professora do Instituto de Nutrição/Uerj e Priscila Mansur, nutricionista do Hupe/Uerj