Pedro Ernesto recebe doações de leite humano para o Rio Grande do Sul

O Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal do Hospital Universitário Pedro Ernesto está recolhendo doações de leite humano materno para os bebês prematuros e em UTIs neonatais (Unidades de Tratamento Intensivo) das famílias dos desabrigados no Rio Grande do Sul. Muitos destes recém-nascidos, cujas as mães não podem amamentar, estão sem acesso ao alimento materno. As doações locais estão escassas ou pararam devido às enchentes. Diante disso o Banco de Leite do Hupe, junto com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), está se mobilizando para captar e enviar à região vidros com o alimento e atender à estes bebês.

A coordenadora do Banco de Leite, Abilene Gouveia, explica que o leite doado será pasteurizado e congelado para poder chegar em boas condições de consumo. Ela adianta também que o envio do alimento para o Sul será coordenado pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) e que esta campanha durará enquanto houver grande demanda de ajuda para as terras gaúchas.

A coordenadora explica que a doação de leite é um ato de solidariedade simples e que deve somente observar alguns cuidados. “Para ser doadora, a gente precisa que as mulheres estejam amamentando, e que queiram doar o leite excedente, não tenham doença infecto contagiosa, nem use medicamentos que contra indiquem a amamentação, e que apresente seus exames do pré-natal”, explica Abilene.

O processo de doação também é simples, e pode acontecer de duas formas. Ou as mães doadoras vão até o banco de leite, onde dispõe de uma sala para a retirada do alimento ou ligam diretamente para o Banco de leite. “Ao ligar, nós orientaremos como ela fará a ordenha (retirada do leite da mama) e como vai fazer o acondicionamento. Depois vamos até a casa dela buscar o alimento, pois temos um carro que faz uma rota para recolher as doações”, completa a coordenadora. Importante observar também que cada doação, pode alimentar vários bebês, uma vez que o alimento tende a ser fracionado de acordo com a necessidade de cada criança.

As doações podem também ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na maternidade do Núcleo Perinatal do Hupe (Av. Prof. Manoel de Abreu, 500 , Maracanã). Já para agendar a busca do leite na própria residência, as mães doadoras devem ligar e agendar pelo telefone: 21 2808-8208.