Mude de lado é o lema de campanha que alerta para o risco de lesões por pressão

Os casos graves da Covid-19 levam muitos pacientes a ficarem internados em situações graves, e muitas vezes necessitam permanecerem em unidades intensivas. Assim nesse aspecto, ficam restritos ao leito por longo período evidenciando o surgimento da lesão por pressão. Esse problema se faz cada vez mais presente como desafio aos profissionais de saúde e aos especialistas estomaterapeutas para tal questão. As autoridades no mundo inteiro dedicam um dia específico para alertar sobre esse evento adverso: toda terceira quinta-feira de novembro. Em 2020, o Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão será neste 19 de novembro.

A coordenadora da Comissão de Curativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), Dayse Nascimento, alerta que é essencial olhar com mais atenção para o problema que ganhou proporção imensa nos últimos anos. “Quando o paciente fica por muito tempo em uma única posição, acarreta a um aumento da pressão nas regiões corporais, principalmente onde o osso é mais evidente, causando a diminuição do fluxo sanguíneo no local pressionado e a falta de oxigenação. Isso agride a pele e leva ao surgimento de lesões”, explica a especialista. Dayse destaca ainda destaca que o principal cuidado é o que alerta o slogan da campanha: Mude de lado. “A melhor forma de prevenção é mobilizar o paciente e realizar a mudança de decúbito conforme os critérios de avaliação, evitando uma posição única. Além de uma avaliação constante e hidratação da pele”, reforça.

A lesão por pressão é hoje o terceiro tipo de evento adverso mais notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) dos hospitais brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, reduzir a incidência da lesão por pressão é uma das seis metas internacionais no âmbito de Segurança do Paciente. Os pacientes acometidos podem sofrer alterações clínicas e danos funcionais, além de dor, risco de infecções graves associadas, internações prolongadas e morbidade. Por isso, vale a dica da campanha: MUDE DE LADO!

Outras informações e orientações de prevenção à lesão por pressão, procure a Comissão de Curativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE (Enfª Dayse Nascimento ou Enfª Graciete Marques) ou o Núcleo de Saúde do Paciente do HUPE (Enfª Luana Almeida). 

Telefone geral: 2868-8000 OU  2868-8522.

Por Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe-Uerj