Setembro amarelo: conversar pode salvar vidas

Não é drama, não é para chamar atenção e muito menos frescura… Em um ano de pandemia, com o isolamento social e sem previsão de retorno à normalidade, a campanha Setembro Amarelo ganha ainda mais força e importância. E hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um assunto sério e que precisa ser discutido sempre.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 11 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 800 mil no mundo, muitos dos casos estão relacionados a transtornos mentais e depressão. Por isto, é importante reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo. Conversar sem julgamentos e acolher quem está em sofrimento pode salvar vidas.

Se você estiver precisando conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza, no Brasil, um trabalho de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias no site cvv.org.br.

Os profissionais do Hupe podem encontrar apoio ainda no Serviço de Psiquiatria do hospital. Para isto, devem entrar em contato pelo telefone (21) 2868-8436. Sua vida vale a pena e você não está sozinho.