Hupe recebe Menção Honrosa do Cremerj

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) concedeu na segunda-feira, dia 08 de fevereiro de 2021, a Comenda e Menção Honrosa Evandro Freire ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), por sua atuação médica e acolhimento exemplar a pacientes que foram resgatados após incêndio em outubro de 2020, no Hospital Federal Bonsucesso (HFB), na zona norte do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Na ocasião, apesar dos esforços coletivos que estavam sendo realizados pelas equipes no Hupe, no sentido de se reestruturar para a retomada das cirurgias e consultas eletivas, mas mantendo leitos-Covid,a unidade disponibilizou também leitos para transferência de pacientes do HFB, conforme necessário.

Quem prestou a homenagem, levando a Comenda e representando o Cremerj foi o doutor e mestre em cirurgia Flavio Antonio de Sá Ribeiro, conselheiro/tesoureiro do Conselho e professor adjunto de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (FCM).O Cremerj homenageou não somente o Hupe, mas todas as unidades de saúde que participaram do acolhimento aos pacientes do HFB.

“Em um momento muito delicado, de grave crise para a sociedade, em face da pandemia da Covid-19, e sem que houvesse algum prejuízo às demandas normais do hospital, o Hupe, com muito comprometimento e dinamismo, se organizou e ofertou um acolhimento exemplar a pacientes que foram retirados às pressas do HFB, em face do incêndio. Ter sido escolhido para entregar essa Comenda foi uma grande honra para mim”, afirmou Flavio Antonio de Sá Ribeiro, definindo o Hupe como uma estrutura de atendimento vital para a saúde pública fluminense.

Apesar dos muitos desafios, o HUPE segue firme no cumprimento de sua missão junto à sociedade

Vice-diretor do Hupe, José Luiz Duarte Bandeira, o assessor da direção, Marcelo Canetti, Conselheiro do Cremerj Flávio Antonio Sá Ribeiro e o diretor Geral do Hupe Ronaldo Damião – Fotos de Paulo Silva/ Cremerj