Conferência de Drauzio Varella abre o 62º Congresso Científico do Hupe

Uma verdadeira celebração para todos que valorizam a saúde pública. No último dia 27, com uma conferência do médico Drauzio Varella, foi oficialmente aberto o 62º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, cujo tema desta edição foi “Transplantes: conectando vidas”. Uma mesa solene, reunindo autoridades da instituição e da Uerj abriu as atividades, seguida pela exibição de um vídeo comemorativo dos 62 anos de incorporação do Hupe à Universidade. Coube ao pró-reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, apresentar o convidado especial ao público que lotou o Anfiteatro Ney Palmeiro, no térreo do Hospital.

A mesa, que iniciou a cerimônia, foi composta pela reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo e Silva; a presidente da Academia Nacional de Medicina, professora Eliete Bouskela; a secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dra. Cláudia Mello; o subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da SECTI-RJ, professor Edgard Leite; o diretor geral do Hupe, professor Rui de Teófilo; e o presidente do 62º Congresso Científico do Hupe, professor Fabrício Borges Carrerette, que parabenizou a todos pela organização do evento. “Uma bela construção coletiva. Agradecemos, em especial, à coordenadoria de comunicação do Hupe e à empresa Fator, que nos dá suporte no evento”, destacou o presidente do congresso.

Passado, presente e futuro do SUS –  Em sua conferência, Drauzio relembrou um pouco da história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e também, duas das maiores epidemias dos tempos atuais: diabetes e hipertensão. E reforçou o valor da prevenção. “Não dá para esperar as pessoas adoecerem, pois quando adoecem, fica muito caro para a sociedade. E não precisamos inventar nada, está tudo pronto, temos um sistema de saúde que funciona, mas que precisa ser valorizado com uma política de saúde pública, eficaz, para o Brasil inteiro”, concluiu o médico Drauzio Varella, sob aplausos efusivos dos presentes, sendo muitos deles alunos.

Antes da palestra no Ney Palmeiro, o médico foi recebido pelo pró-reitor de Saúde e por coordenadores do Hupe, e teve a oportunidade de ver uma apresentação com os avanços tecnológicos vivenciados pelo hospital nas últimas décadas. “Confesso que não fazia ideia do quão evoluído se encontra hoje este hospital”, disse Drauzio.