A importância dos cuidados paliativos para o bem estar do paciente com câncer

As discussões sobre necessidade e benefícios destes cuidados seguem crescendo em volume. Este será um dos temas abordados no 61° Congresso Científico do Hupe, de 21 a 25 de agosto de 2023, com atualizações e reflexões sobre os caminhos para as novas demandas

A indicação de tratamentos paliativos vem crescendo no mundo todo, e vários estudos apontam que quem conta com esses cuidados tem uma jornada mais tranquila. Cuidado Paliativo (CP) é o cuidado que se deve prestar aos doentes atingidos por uma doença crônica e potencialmente fatal, em todos os seus estágios. Este cuidado pode ser entendido como uma modalidade assistencial que vem ganhando expressividade no mundo e, nas últimas décadas, no Brasil.

Andréa Augusta Castro, coordenadora do Núcleo em Cuidados Paliativos no Hupe

A professora do Departamento de Medicina Integral Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Uerj) e coordenadora do Núcleo em Cuidados Paliativos no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Andrea Augusta Castro, explica que sua proposta é o enfoque no cuidado integral centrado na pessoa e não na doença. “Propõe a prevenção e o controle de sintomas para pacientes portadores de doenças graves, ameaçadoras da vida, estendendo o cuidado para a família e cuidadores. É papel dos Cuidados Paliativos, igualmente, cuidar dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais que se apresentam ao doente e à família”, complementa.

Quem são os pacientes em cuidados paliativos?

A professora Andrea segue explicando que os candidatos aos CP são pessoas em condições que levem a um alto risco de mortalidade, impacto negativo na qualidade de vida e repercussões na funcionalidade do corpo. A abordagem em CP leva em consideração o ser humano de forma integral, quer seja nos aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais. Para tanto, requer um trabalho interprofissional para o manejo de sintomas e prevenção de complicações.

CP devem ser oferecidos em qualquer lugar onde sejam necessários: nos ambulatórios dos hospitais, nas unidades de internação, nas casas de repouso, nas hospedarias, na casa do doente. Em cada um desses locais eles serão adaptados à necessidade do doente e à possibilidade do local.

A importância do tema para todos nós

Os cuidados paliativos devem estar presentes no tratamento desde o diagnóstico e compartilhando espaço com o tratamento voltado à doença de base, até se tornar exclusivo, na proximidade da morte. “O envelhecimento faz parte da vida, poucos querem ir antes de sua hora, e parafraseando Cicely Saunders, ‘o sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida! ’”, ressalta Andrea.

O aumento da prevalência das Doenças crônico-degenerativas (DCNT) como o câncer, demências, doenças degenerativas, neurológicas, cardíacas, Renal crônico, DPOC, HIV, acidentes, doenças genéticas e crônicas complexas na infância trouxe novas necessidades em saúde, como o cuidado da dimensão da espiritualidade na dimensão do cuidado.

Núcleo em Cuidados Paliativos (NCP) no Hupe

O NPC oferece cuidados integrados aos pacientes em situação de doenças ameaçadoras da vida em abordagem biopsicossocial e espiritual à pacientes e suas famílias. Tem como diretrizes o cuidado integral; equipe colaborativa; Integração com a rede-Humanização nos diferentes cenários: ambulatório, enfermaria, atendimento domiciliar, teleconsulta e telemonitoramento na interconsulta.

Um dos propósitos é a formação de recursos humanos, seja através de educação continuada ou permanente para profissionais do Hupe. No ensino da graduação: multiprofissional, e conta com o protagonismo da Liga Estudantil nos projetos de extensão em consonância com a diretriz nacional; e no ensino da pós-graduação multiprofissional oferece o curso de especialização multiprofissional (360 h) fomento a produção de conhecimentos através de pesquisa.

Apresentar este relevante tema em Oncologia no 61º Congresso Científico do Hupe tem o propósito de estimular o aprofundamento de conhecimento e reflexões para intervenções paliativas efetivas, desmistificando alguns conceitos errôneos. Cuidado paliativo não é sobre morrer; é sobre viver com bem estar até lá.

Equipe multidisciplinar – cuidados ativos que previnem complicações e promovem qualidade de vida a quem apresenta sofrimentos