UERJ completa 70 anos

O ano é 1950. O país começava uma década que seria marcada por urbanização e industrialização intensas. O desejo de modernidade estava presente nas linhas arrojadas do Maracanã, inaugurado em junho para a Copa do Mundo do Brasil, e também na primeira transmissão de TV realizada no país, três meses depois. Em dezembro, outra novidade: no dia 4, surgia a então Universidade do Distrito Federal, atual Uerj, que chega aos 70 anos orgulhosa dos caminhos percorridos e olhar confiante para o futuro.

Ao longo das décadas, aprendeu e ensinou como ser mais inclusiva e diversa, atuando nas transformações da realidade brasileira. Símbolo de resistência, inserção social e excelência acadêmica, a Uerj é reconhecida entre as melhores universidades do país.

Cerimônia e Noca da Portela

Para celebrar todas essas conquistas com a segurança exigida pela pandemia, a Solenidade Comemorativa dos 70 Anos da Uerj será realizada exclusivamente on-line na próxima sexta-feira, 4 de dezembro, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pela TV Uerj.

Durante o evento, haverá um agradecimento aos servidores que completam 25 anos e 40 anos de contribuição à Universidade, ficando a tradicional homenagem presencial transferida para 2021, quando as condições sanitárias permitirem a participação dos funcionários e de seus familiares. Confira quem são os 378 servidores.

Na solenidade, serão anunciados os vencedores do Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação, atribuído aos três professores mais votados pelos estudantes em cada um dos quatro centros setoriais. Haverá ainda o lançamento da Rede UerjPlan, voltada ao planejamento estratégico e ao orçamento participativo da Universidade.

E para encerrar, samba da melhor qualidade: uma live com o cantor e compositor Noca da Portela, acompanhado por Diogão Pereira no cavaquinho e Igor Lemos na percussão. Às vésperas de completar 88 anos, o sambista e autor de mais de 300 músicas recebeu este ano o título de Doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Memória

No site da Universidade, a página de Memória reúne conteúdos multimídia dedicados aos 70 anos, como o livro lançado pela Editora da Uerj, o vídeo comemorativo da TV Uerj e a playlist elaborada pela Rádio Uerj com depoimentos de personalidades que frequentaram a Universidade, como Paulo Freire, Betinho, Darcy Ribeiro e Milton Santos.

#Uerj70Anos – Prove que é um superfã!

Fique de olho nas redes sociais da Uerj, pois a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) lançou um jogo para testar os conhecimentos dos internautas sobre a Universidade. Serão dois desafios por dia, até sábado (5). Participe!

Já está usando nosso tema em sua foto do perfil? Comemore os 70 anos da Uerj com a gente!

Produzido por Diretoria de Comunicação Social da Uerj/Comuns