Imagens da pandemia: ensaio fotográfico registra o cotidiano das equipes de saúde da Uerj no enfrentamento ao coronavírus

Um registro fotográfico histórico. Esse é o objetivo da professora Tainá Caitete, da Faculdade de Serviço Social (FSS), ao criar uma série fotográfica sobre como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está enfrentando a pandemia do novo coronavírus em seu complexo de saúde, que reúne a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Além de estar à frente do Serviço Social da PPC, Tainá Caitete, em parceria com as professoras Mônica Alencar e Paula Bonfim, coordena o Coletivo Questão Social em Foto, vinculado à FSS.

“Como já estou realizando o trabalho presencial na PPC, eu mesma venho tirando as fotos, para evitar que outras pessoas do coletivo se exponham. Além do registro, buscamos destacar os trabalhadores e trabalhadoras que atuam diretamente nesse enfrentamento, no sentido de valorizar os profissionais”, explica a professora.

A narrativa visual construída pelos cliques revela a dedicação diária de médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, entre tantos outros profissionais de saúde, na luta contra a pandemia: são flagrantes dos gestos de preservar a vida, confortar, cuidar. A série começou em abril, na PPC, e, em junho, no Hupe. Já foram capturadas e editadas cerca de 300 imagens e algumas podem ser conferidas no Instagram do grupo: @questaosocialemfoto.

“O projeto se articula a outro, que fala do lugar da Faculdade de Serviço Social nesse processo, visando à aproximação e entendimento das condições materiais e subjetivas de nossos alunos nesse período da pandemia”, comenta.

Nesse outro projeto, estudantes da graduação em Serviço Social, que participaram de uma pesquisa sobre o curso, foram convidados a também registrarem seu cotidiano em fotografias. “São projetos distintos, mas que se articulam nessa relação entre o desafio profissional e as condições de vida, e como cada um vem lidando com esse contexto pandêmico. Ao final, teremos uma visão mais ampla dessas vivências, tanto em relação aos profissionais na linha de frente, quanto aos nossos alunos nessa conjuntura”, destaca Tainá Caitete.

Confira algumas fotos de Tainá Caitete no vídeo editado por Félix Milesi (CTE).

Por Diretoria de Comunicação da UERJ/COMUNS