Hupe sedia recepção aos novos médicos do programa "Agora Tem Especialistas"

Com a presença da reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo e Silva, do diretor-geral do Hupe, professor Rui de Teófilo, além de outras autoridades municipais, estaduais e federais, foi realizada cerimônia, no anfiteatro Ney Palmeiro do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), para receber os novos médicos especialistas que chegam a municípios do Rio de Janeiro para ampliar o atendimento de saúde no estado. Representando o Ministério da Saúde, estiveram presentes a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, e a coordenadora-geral de Apoio à Gestão Descentralizada dos Programas de Provimento da pasta, Thais Maranhão. A iniciativa “Agora Tem Especialistas”, que visa ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializados em regiões de difícil provimento médico. O objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

O diretor-geral do Hupe/Uerj, Rui de Teófilo, lembrou que há uma carência grande de especialistas na rede, e isso tem gerado uma dificuldade considerável, com aumento de filas, muito tempo de espera, entre outros problemas. “Então, vemos com muita simpatia esse programa do governo federal e destaco que nosso hospital o apóia totalmente. E estamos empenhados em participar, ajudando no treinamento dessas pessoas”, disse.

Em sua fala, a reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo e Silva, relembrou docentes uerjianos que foram grandes colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS), como o professor Hesio Cordeiro, que hoje dá nome ao Instituto de Medicina Social e ao hospital universitário de Cabo Frio, e que trouxeram pioneirismo na implementação de muitas ações afirmativas na saúde pública. Reforçou também a importância do Hupe para o estado do Rio de Janeiro. “Para nós é uma satisfação muito grande receber esta reunião aqui no Hupe. Tenho certeza do sucesso deste programa. E a população vai ser a maior beneficiada”, destacou.