Evento traz importantes reflexões sobre a prevenção de quedas no complexo hospitalar da Uerj

Um evento com atualizações sobre como tornar o ambiente hospitalar mais seguro, identificando e corrigindo fatores que podem contribuir para quedas. Com essa finalidade, e reunindo representantes do Complexo de Saúde da Uerj, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, e representantes de entidades particulares, foi realizado, na manhã e tarde da terça-feira, 24 de junho, na Anfiteatro Ney Palmeiro, no Térreo do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), o II Encontro Multiprofissional de Prevenção de Queda do Complexo UERJ.

Evento híbrido, representou uma iniciativa e itegração do Comitê Estratégico de Qualidade do Hupe, junto aos Núcleos de Segurança do Pacientes (NSP) das três unidades de saúde da Uerj (Hupe, PPC e HURHC), além da pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj. A atividade deu continuidade ao compromisso institucional com a segurança do paciente no que tange à prevenção de quedas, que é um desafio global de saúde pública.

Nesta segunda edição, reuniu diferentes categorias como pesquisadores, estudantes da área da saúde, gestores hospitalares e profissionais de segurança do paciente e qualidade do cuidado. As mesas representaram um momento para discutir, compartilhar experiências e propor estratégias eficazes na prevenção de quedas em ambientes hospitalares e assistenciais. “Foi uma importante integração, atualização, troca de experiências. Um momento de, juntos, fortalecer o compromisso coletivo com uma assistência mais segura, humana e qualificada”, destacou a enfermeira e assessora da PR5/Uerj, Márcia Mendes, que mediou uma das mesas, com todas reforçando que prevenir é cuidar.

O evento, que transcorreu das 8h às 16h30min, pode ser visto na íntegra através do Canal de YouTube do Hupe: