Reuniões dão início ao desenho do evento que pretende reunir novamente mais de 2 mil participantes em torno do tema Longevidade & Saúde.
Desde fevereiro, vem sendo realizadas reuniões para definir o desenho da edição 2025 do Congresso Científico do Hupe. Este será o 63º evento que marca tradicionalmente o aniversário acadêmico do Hospital, ou seja, a união entre a unidade e a Uerj. O tema deste ano é LONGEVIDADE & SAÚDE. A expectativa é reunir entre os dias 25 e 29 de agosto, no próprio campus do Hupe, em Vila Isabel, uma intensa programação científica e atividades culturais incluindo uma série de oficinas abertas para pessoas jovens e para o público 60+, 70+, 80+ e 90+.

PRIMEIRA REUNIÃO – A primeira reunião do ano foi no dia 18 de fevereiro e reuniu o Pró-reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião, e o Diretor geral do Hupe, Rui de Teófilo Figueiredo com diversos professores e também com representantes da Comissão Científica Pedro Ernesto (Cocipe) e da Coordenadoria de Comunicação do Hupe (Comhupe). Na ocasião, para a presidência do evento, foi convidado o professor José Augusto Messias, coordenador do Núcleo da Saúde do Adolescente (Nesa). A presidência da Comissão Científica foi assumida pelo professor Fabrício Carrerete, coordenador da Cocipe que também está a frente da equipe organizadora juntamente com a Comhupe. Já a Comissão de Temas Livres será coordenada pela professora Luciana Rodrigues, da Patologia FCM-Hupe/Uerj.
Uma semana após, no dia 25 de fevereiro, os primeiros membros da Comissão Científica 2025 se reuniram no Auditório do CePeM. Durante este encontro, foi apresentada a identidade visual do evento e a base das atividades, que foi cuidadosamente montada a partir das avaliações de mais de mil participantes que responderam a uma pesquisa de avaliação em setembro de 2024. Entre as mudanças observadas estavam a sinalização do evento e ampliação dos espaços de apresentação de pôsteres que, desta vez, será redobrado.
A grade da programação também foi remodelada. O intervalo entre as mesas passou para 15 minutos e o tempo de cada atividade é pautado entre 1h e 1h30. Os cursos continuarão a abrir a programação juntamente com a homenagem aos servidores que completarão 25 e 35 anos. A cerimônia de abertura será no dia 26 de agosto.
Até o final de março, a Comissão Científica definirá a grade da programação. A previsão é que as inscrições para o público sejam abertas na primeira quinzena do mesmo mês.
