Uerj realiza cerimônia para receber os novos membris das residências médica e multiprofissional.
O dia 6 de março marcou um passo importante na trajetória dos novos residentes dos Programas de Residência das Áreas Profissionais da Saúde 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A cerimônia oficial de recepção foi realizada Teatro Odylo Costa, filho, representando o início de uma jornada de aprendizado e prática dos novos profissionais. “É uma honra imensa estar nesse teatro recebendo. São em torno de 500 profissionais de saúde que vão, aqui na Uerj, trabalhar complementando uma formação e servir ao que nós precisamos tanto no Brasil. A gente precisa entender que o Brasil, com suas desigualdades, tem que garantir qualidade de vida para as pessoas”, destacou a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, durante o evento que reuniu ainda autoridades, docentes, preceptores e residentes.
Alem de ser um momento de acolhimento e interação, o evento teve em sua programação a Conferência Magna “Os avanços recentes da Política Nacional para as Residências em Saúde”, ministrada pela Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto.
RESIDENTES HUPE – No dia 7 de março foi dada sequência à ambientação dos novos residentes com um evento na Capela Ecumênica da Uerj, que contou com a presença do diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), Rui Teófilo de Figueiredo e Filho, e no qual foram apresentadas a estrutura do hospital, as diretrizes que guiarão a formação dos residentes ao longo dos próximos anos e a parte da equipe de profissionais que os acompanharão nessa caminhada. Já no dia 10 de março, o Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem (Stave-Hupe) realizou a recepção dos residentes de Enfermagem com um evento no Anfiteatro Ney Palmeiro, do Hupe-Uerj.