Três bombeiros civis compõem a primeira Brigada de incêndio do Hupe que começou as atividades na instituição no último dia 26 de agosto. A equipe está de plantão 24 horas para atender a toda a comunidade. Cheiro de fumaça, curto circuito em tomada, princípio de incêndio ou acidente são exemplos de casos que o grupo estará pronto a prestar atendimento. A implantação do serviço foi uma demanda sinalizada a partir da exigência legal e normativas do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que desde 2021 e vem sendo debatida e ajustada pela Comissão de Acompanhamento de Obras para Prevenção de Incêndios (CAOPI) desde então.
De acordo com o presidente da Comissão Neemias Espindola, a implantação da brigada passou por várias etapas. Entre elas o próprio ajuste do Termo de Referência que acabou gerando uma economia na ordem de 1 milhão de reais para a instituição. Para atender ao cronograma pactuado com o CBMERJ foi feito um contrato inicial de 12 meses com a atual Brigada de Bombeiros Civis. “A princípio, o contrato atende ao prédio central do Hupe. Mas se houver um sinistro no complexo de saúde do Hupe eles não irão se negar a atender. E o nosso objetivo é estender o próximo edital para cobertura às áreas do Serviço de Imagem e Núcleo Perinatal”, explica Neemias.
Além de atender a possíveis sinistros, os bombeiros civis também irão participar do treinamento de brigada de voluntários. Uma atividade que deverá ter início ainda em setembro como parte do cronograma e do Plano de Emergência contra Incêndio e Pânico, já em elaboração, conforme adianta Neemias. Também este mês começará a ser revista a sinalização e a orientação à comunidade sobre os já instalados alarmes e equipamentos contra incêndio.
A Brigada do Hupe está instalada em uma sala própria no térreo do Hospital, ao lado do Serviço de Hotelaria. O local serve apenas de base para as operações e guarda dos equipamentos. A equipe realiza ronda em todas as áreas do hospital e mantém um bombeiro civil fixo em cada uma das portarias do edifício. Caso precise acionar a brigada, o contato é: 2868-8114.