Julho Verde é uma campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. O que envolve áreas como a laringe, por exemplo. O câncer neste órgão pode surgir especialmente em pacientes fumantes e tende a levar inclusive a cirurgias de larigectomia. Ou seja, muitos perdem a laringe. Mas, alguns deles garante que não perdem a voz! E provam isso com o Coral de Laringectomizados “Eu também tenho voz”, do Centro de Universitário de Controle do Câncer (CUCC) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj). O grupo está se apresentando toda semana nas enfermarias ga unidade para alertar sobre a prevenção à doença.
O coral, criado em 2016, reúne 15 pacientes que estão, neste mês, visitando as enfermarias do hospital levando música e, sobretudo, demonstrando superação e resiliência.
O grupo é coordenado pela equipe do Laboratório de Estudos e Assistência em Fononcologia (Leafon) do Hupe-Uerj. Os integrantes do coral são pacientes que foram submetidos a ressecação total da laringe. A participação é aberta a todo paciente laringectomizado total. De acordo com a fonoaudióloga Caroline Peixoto, “todo paciente pode e “deve” participar”. A atividade ajuda a recuperação da saúde e auto-estima. A indicação é que o paciente, após a cirurgia, aguarde a liberação médica para atividades. “Geralmente fazemos uma consulta individual antes e imediatamente após a alta hospitalar para esclarecimentos sobre o processo”, esclarece Caroline.
A próxima apresentação será dia 29 de julho.