Trabalho do Programa de Residência em Fisioterapia do Hupe-Uerj é premiado em simpósio internacional

Um trabalho do Programa de Residência em Fisioterapia do Hupe-Uerj foi apresentado no XXI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (SIFR) e conquistou o primeiro lugar na categoria pôster, na área de Terapia Intensiva, com o trabalho “Índice CPAx: Um novo conceito para avaliar o nível de mobilidade em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva”, dos autores Gabriel Gomes Maia, Rafaela dos Santos Paim, Larissa de Almeida Lago, Monica Rodrigues da Cruz e Pedro Leme Silva

O trabalho apresentado no simpósio é fruto do trabalho de conclusão do Programa de Residência Uniprofissional em Fisioterapia na área de Terapia Intensiva Adulto, como explica o preceptor do Programa de Residência em Fisioterapia e fisioterapeuta do Hupe, Gabriel Gomes Maia: “A pesquisa, assistência e gestão devem sempre estar presentes e associadas para gerarmos mais benefícios ao cuidado dos nossos pacientes. Essa pesquisa foi realizada no CTI Geral, onde os pacientes internados eram avaliados por meio da Chelsea Critical Care Physical Assessment (CPAx), que tem como objetivo avaliar o nível de funcionalidade na Unidade de Terapia Intensiva, sendo as que as avaliações eram feitas no momento de admissão e alta ou no dia do óbito dos pacientes. Já sabemos através da literatura, que quanto maior é o tempo de internação do paciente na UTI, pior são os desfechos em relação a sua funcionalidade. Logo, tivemos a ideia de criar então o Índice CPAx = CPAx alta – CPAx admissão/Tempo de internação UTI. Ao analisarmos 69 pacientes, verificamos que os pacientes com Indice CPAx menor ou igual 0,32 estava associado a um desfecho de mortalidade. Tal dado, é de extrema importância, porque mostra que avaliação e atuação fisioterapêutica na Unidade de Terapia pode sinalizar e alterar de forma positiva o desfecho final do paciente”.

O Hupe esteve representado por vários profissionais no XXI SIFR, que foi organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e realizado entre os dias 12 e 15 de junho, em Brasília.